O PRESENTE ARTIGO ? FRUTO DAS NOSSAS VIVÊNCIAS SOBRE O ENSINO DE LITERATURA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA- PB, NA QUAL ? DESENVOLVIDO O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. PARTINDO DO PRINCÍPIO DE QUE O ENSINO DE LITERATURA ? ABORDADO DE MANEIRA FRAGMENTADA, OU SEJA, O ALUNO NÃO TEM ACESSO DE FORMA DIRETA AOS TEXTOS LITERÁRIOS, POIS O QUE ? TRABALHADO EM SALA DE AULA SÃO TRECHOS OU RESUMOS DAS OBRAS. NESSA PERSPECTIVA O OBJETIVO DO TRABALHO ? RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO E DE COMO A LITERATURA PODE SER TRABALHADA ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA, INSERINDO O PROCESSO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA. O LETRAMENTO LITERÁRIO SE FAZ NECESSÁRIO UMA VEZ QUE ? ATRAVÉS DELE QUE OS ALUNOS TÊM UMA MAIOR APROXIMAÇÃO COM AS OBRAS LITERÁRIAS, E ASSIM PODEM DESENVOLVER UM MAIOR INTERESSE PELA LEITURA E, CONSEQUENTEMENTE, TORNAREM-SE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CUJO SUBSIDIO TEÓRICO ENCONTRA-SE NOS ESTUDOS DE RILDO COSSON (2006) E MAGDA SOARES (2009), DENTRE OUTROS.