A PROPOSTA DESSE ARTIGO ? APRESENTAR OS RESULTADOS DA PRÁTICA DE LEITURA ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, DESENVOLVENDO A ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ, NA CIDADE DE SUM?-PB, NO PERÍODO DE INTERVENÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSA ATIVIDADE ? POSSIBILITAR AO ALUNO O DESENVOLVIMENTO DE SUAS HABILIDADES ARGUMENTATIVAS E CRÍTICAS A PARTIR DA LEITURA DOS QUADRINHOS DA PERSONAGEM MAFALDA, DE QUINO. AS DIFERENTES TEMÁTICAS ABORDADAS NESSA HQ CONTRIBUEM PARA QUE O ALUNO/LEITOR DESENVOLVA SEU SENSO CRÍTICO, FAZENDO COM QUE ESSE GÊNERO TEXTUAL/DISCURSIVO TAMBÉM COLABORE PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES FORMADORES DE OPINIÃO E DE CRÍTICA SOCIAL. AS HQS AUXILIAM O ENSINO PORQUE AUMENTAM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES, AGU?AM A CURIOSIDADE E DESAFIAM O SENSO CRÍTICO. ALÉM DISSO, EXISTE UM ALTO NÍVEL DE INFORMAÇÕES NAS HQS, QUE PODE SER UTILIZADO COMO REFORÇO DOS ASSUNTOS ESTUDADOS.