A NECESSIDADE DE CONSTRUIR NOVAS CONHECIMENTOS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, ESTIMULA O EDUCADOR A DESENVOLVER PRÁTICAS DIFERENCIADAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESSAS PRÁTICAS ALÉM DE POSSIBILITAR A AQUISIÇÃO DE SABERES DIVERSOS DEVEM CONSIDERAR A NOVA DEMANDA GERADA PELO PERFIL DOS ALUNOS ATUAIS. O PROFESSOR DE MATEMÁTICA, POR SUA VEZ, POSSUI INÚMEROS DESAFIOS AO LECIONAR SEUS CONTEÚDOS, PORÉM UM DOS MAIS ?RDUOS ? SUPERAR O PRECONCEITO DE SEUS ALUNOS FRENTE AO ENSINO DE TRIGONOMETRIA POR SER UM ASSUNTO COMPLEXO E POUCO ATRATIVO. EM CONTRAPONTO, O USO DE JOGOS TRIGONOMÉTRICOS PODE AUXILIAR OS PROFESSORES.
OS JOGOS PROPICIAM A CONTEXTUALIZAÇÃO INTRODUT?RIA, BEM COMO APROFUNDAR E EXERCITAR CONCEITOS MATEMÁTICOS DE UMA FORMA LÚDICA AOS JOGADORES (ALUNOS) QUE AOS POUCOS APREENDEM AS TEORIAS IMPLÍCITAS NA ATIVIDADE. DESSA FORMA, OS JOGOS MATEMÁTICOS DE TRIGONOMETRIA NÃO SÃO UTILIZADOS COM O INTUITO APENAS DE ENTRETER, MAS TAMBÉM DE FAZER O ALUNO CONHECER E APRENDER TRIGONOMETRIA POR ESTAR ?BRINCANDO?. PARA TANTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DE APLICAÇÃO DE DOIS JOGOS TRIGONOMÉTRICOS (BATALHA NAVAL TRIGONOMÉTRICA E DOMIN? TRIGONOMÉTRICO) COM O GRUPO DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS VII, PATOS-PB. PARA ATINGIR OBJETIVO GERAL ADOTOU-SE COMO UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA. QUANTO AO PROCEDIMENTO TÉCNICO SE ENQUADRA COMO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. A APLICAÇÃO DOS JOGOS ACONTECEU DURANTE UMA FORMAÇÃO COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, VISANDO APRESENTAR AOS RESIDENTES COMO MANUSEAR E TRABALHAR ESTES DIFERENTES RECURSOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.