O MODELO DE ENSINO TRADICIONAL ? AINDA AMPLAMENTE UTILIZADO POR MUITOS EDUCADORES NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. UMA DAS MANEIRAS DE TENTAR SUPERAR AULAS TRADICIONAIS PODE SER POR MEIO DE ATIVIDADES COM USO DA ABORDAGEM EXPERIMENTAL. OS EXPERIMENTOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS PRÁTICAS PODEM CONTRIBUIR POSITIVAMENTE PARA O ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA. NESTE SENTIDO, ESTE TRABALHO REFERE-SE A REALIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (M.U.V), E FOI REALIZADO NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB, ENQUANTO FOMOS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. POR MEIO DO EXPERIMENTO DO ?TRILHO? FOI POSSÍVEL SUPRIR ALGUMAS DIFICULDADES DE COMPREENSÃO SOBRE O M.U. V., QUANDO OS ALUNOS TIVERAM O PRIMEIRO CONTATO COM O CONTEÚDO NA AULA TEÓRICA. DESSE MODO, AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SÃO NECESSÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE AS MESMAS POSSIBILITAM EXPLORAR MELHOR O CONTEÚDO DE MANEIRA MAIS MOTIVADORA.