Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DIDÁTICAS NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64596
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 478
    "inscrito_id" => 798
    "titulo" => "O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DIDÁTICAS NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO ? DECORRENTE DAS AÇÕES QUE DESENVOLVEMOS DURANTE AS INTERVENÇÕES REALIZADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL E TÉCNICA (ECIT) DA CIDADE DE MONTEIRO, INTERIOR DO CARIRI PARAIBANO.\r\n
      O INTERESSE EM PESQUISAR OS PROCESSOS QUE ENVOLVEM AS PRODUÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES DIDÁTICAS SURGE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE AS PRODUÇÕES DESSES MATERIAIS E DE NOSSAS INQUIETAÇÕES AO PERCEBERMOS, MEDIANTE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO FEITO ATRAVÉS DA PLATAFORMA DE FORMUL?RIOS DO GOOGLE, COMO TEM SIDO ESSES PROCESSOS PARA OUTROS BOLSISTAS CUJAS APLICAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES FORAM NAS MESMAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO (EM), OU SEJA, OITO RESIDENTES PRODUZIRAM UM S? MATERIAL PARA AS INTERVENÇÕES QUE FORAM REALIZADAS EM QUATRO TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.\r\n
      \tAS INTERVENÇÕES, REALIZADAS EM DUPLAS, DEVERIAM ATENDER A UM NÚMERO LIMITADO DE AULAS, DESTA FORMA, GERALMENTE ERAM DESTINADAS DEZ AULAS AOS RESIDENTES E AS OUTRAS DEZ ERAM DE RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR PRECEPTOR, E DURANTE ESTE MOMENTO DE INTERVENÇÃO DO PROFESSOR, OS RESIDENTES ESCREVIAM PROPOSTAS EM GRUPO, ORA EM DUPLAS PARA AS PR?XIMAS AULAS COM A SUPERVISÃO DO ORIENTADOR DO PROGRAMA.\r\n
      \tO QUE NOS CHAMA ATENÇÃO, NESTE MOMENTO, ? COMO SE D? ESTE PROCESSO DE CRIAÇÃO DESSAS PROPOSTAS, VISTO QUE ? UM GRANDE DESAFIO A ESTES ALUNOS-RESIDENTES PENSAREM, SOBRETUDO, NAS INOVAÇÕES QUE TRAR?O PARA ESTAS PROPOSTAS, FUGINDO DE UM MODELO MON?TONO, COMO SÃO ROTULADAS AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.\r\n
      \tPARA TANTO, ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS PARA OS ALUNOS-RESIDENTES COM AS SEGUINTES PERGUNTAS:\r\n
      ?\tQUAL DAS ORGANIZAÇÕES DIDÁTICAS (OD) VOC? MAIS GOSTOU DE PRODUZIR? POR QU??\r\n
      ?\tQUAL (IS) A (S) DIFICULDADE (S) ENFRENTADA (S) DURANTE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS OD?\r\n
      ?\tAS ORGANIZAÇÕES DIDÁTICAS FORAM BASEADAS NO MODELO DE:\r\n
      ?\tQUAIS SÃO SUA OPINIÃO SOBRE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS FORNECIDAS PELO ESTADO?
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID798_20102019210608.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE PEREIRA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE BRITTO"
    "autor_email" => "george.pbritto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64596
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 478
    "inscrito_id" => 798
    "titulo" => "O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DIDÁTICAS NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO ? DECORRENTE DAS AÇÕES QUE DESENVOLVEMOS DURANTE AS INTERVENÇÕES REALIZADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL E TÉCNICA (ECIT) DA CIDADE DE MONTEIRO, INTERIOR DO CARIRI PARAIBANO.\r\n
      O INTERESSE EM PESQUISAR OS PROCESSOS QUE ENVOLVEM AS PRODUÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES DIDÁTICAS SURGE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE AS PRODUÇÕES DESSES MATERIAIS E DE NOSSAS INQUIETAÇÕES AO PERCEBERMOS, MEDIANTE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO FEITO ATRAVÉS DA PLATAFORMA DE FORMUL?RIOS DO GOOGLE, COMO TEM SIDO ESSES PROCESSOS PARA OUTROS BOLSISTAS CUJAS APLICAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES FORAM NAS MESMAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO (EM), OU SEJA, OITO RESIDENTES PRODUZIRAM UM S? MATERIAL PARA AS INTERVENÇÕES QUE FORAM REALIZADAS EM QUATRO TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.\r\n
      \tAS INTERVENÇÕES, REALIZADAS EM DUPLAS, DEVERIAM ATENDER A UM NÚMERO LIMITADO DE AULAS, DESTA FORMA, GERALMENTE ERAM DESTINADAS DEZ AULAS AOS RESIDENTES E AS OUTRAS DEZ ERAM DE RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR PRECEPTOR, E DURANTE ESTE MOMENTO DE INTERVENÇÃO DO PROFESSOR, OS RESIDENTES ESCREVIAM PROPOSTAS EM GRUPO, ORA EM DUPLAS PARA AS PR?XIMAS AULAS COM A SUPERVISÃO DO ORIENTADOR DO PROGRAMA.\r\n
      \tO QUE NOS CHAMA ATENÇÃO, NESTE MOMENTO, ? COMO SE D? ESTE PROCESSO DE CRIAÇÃO DESSAS PROPOSTAS, VISTO QUE ? UM GRANDE DESAFIO A ESTES ALUNOS-RESIDENTES PENSAREM, SOBRETUDO, NAS INOVAÇÕES QUE TRAR?O PARA ESTAS PROPOSTAS, FUGINDO DE UM MODELO MON?TONO, COMO SÃO ROTULADAS AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.\r\n
      \tPARA TANTO, ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS PARA OS ALUNOS-RESIDENTES COM AS SEGUINTES PERGUNTAS:\r\n
      ?\tQUAL DAS ORGANIZAÇÕES DIDÁTICAS (OD) VOC? MAIS GOSTOU DE PRODUZIR? POR QU??\r\n
      ?\tQUAL (IS) A (S) DIFICULDADE (S) ENFRENTADA (S) DURANTE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS OD?\r\n
      ?\tAS ORGANIZAÇÕES DIDÁTICAS FORAM BASEADAS NO MODELO DE:\r\n
      ?\tQUAIS SÃO SUA OPINIÃO SOBRE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS FORNECIDAS PELO ESTADO?
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID798_20102019210608.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE PEREIRA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE BRITTO"
    "autor_email" => "george.pbritto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO ? DECORRENTE DAS AÇÕES QUE DESENVOLVEMOS DURANTE AS INTERVENÇÕES REALIZADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL E TÉCNICA (ECIT) DA CIDADE DE MONTEIRO, INTERIOR DO CARIRI PARAIBANO. O INTERESSE EM PESQUISAR OS PROCESSOS QUE ENVOLVEM AS PRODUÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES DIDÁTICAS SURGE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE AS PRODUÇÕES DESSES MATERIAIS E DE NOSSAS INQUIETAÇÕES AO PERCEBERMOS, MEDIANTE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO FEITO ATRAVÉS DA PLATAFORMA DE FORMUL?RIOS DO GOOGLE, COMO TEM SIDO ESSES PROCESSOS PARA OUTROS BOLSISTAS CUJAS APLICAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES FORAM NAS MESMAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO (EM), OU SEJA, OITO RESIDENTES PRODUZIRAM UM S? MATERIAL PARA AS INTERVENÇÕES QUE FORAM REALIZADAS EM QUATRO TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. AS INTERVENÇÕES, REALIZADAS EM DUPLAS, DEVERIAM ATENDER A UM NÚMERO LIMITADO DE AULAS, DESTA FORMA, GERALMENTE ERAM DESTINADAS DEZ AULAS AOS RESIDENTES E AS OUTRAS DEZ ERAM DE RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR PRECEPTOR, E DURANTE ESTE MOMENTO DE INTERVENÇÃO DO PROFESSOR, OS RESIDENTES ESCREVIAM PROPOSTAS EM GRUPO, ORA EM DUPLAS PARA AS PR?XIMAS AULAS COM A SUPERVISÃO DO ORIENTADOR DO PROGRAMA. O QUE NOS CHAMA ATENÇÃO, NESTE MOMENTO, ? COMO SE D? ESTE PROCESSO DE CRIAÇÃO DESSAS PROPOSTAS, VISTO QUE ? UM GRANDE DESAFIO A ESTES ALUNOS-RESIDENTES PENSAREM, SOBRETUDO, NAS INOVAÇÕES QUE TRAR?O PARA ESTAS PROPOSTAS, FUGINDO DE UM MODELO MON?TONO, COMO SÃO ROTULADAS AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. PARA TANTO, ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS PARA OS ALUNOS-RESIDENTES COM AS SEGUINTES PERGUNTAS: ? QUAL DAS ORGANIZAÇÕES DIDÁTICAS (OD) VOC? MAIS GOSTOU DE PRODUZIR? POR QU?? ? QUAL (IS) A (S) DIFICULDADE (S) ENFRENTADA (S) DURANTE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS OD? ? AS ORGANIZAÇÕES DIDÁTICAS FORAM BASEADAS NO MODELO DE: ? QUAIS SÃO SUA OPINIÃO SOBRE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS FORNECIDAS PELO ESTADO?

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.