Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA

Palavra-chaves: DOCÊNCIA;, LÍNGUA ESPANHOLA;, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Pôster (PO) GT-07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64377
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 454
    "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO RELATA A VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DO SUBPROJETO DE LETRAS ESPANHOL, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - CAMPUS I, DESENVOLVIDO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). NESTE CONTEXTO, O TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL (ECI) MONTE CARMELO EM (CAMPINA GRANDE-PB). O TRABALHO VISA APRESENTAR NOSSA PRÁTICA DOCENTE VOLTADA PARA A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)/ADICIONAL, COM O INTUITO DE POSSIBILITAR NOVAS DISCUSSÕES. PRETENDEMOS DESCREVER OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE), EM DUAS TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. ESTE ESTUDO ? DE CARÁTER DESCRITIVO E BIBIOGRÁFICO, POIS RELATA AS VIVÊNCIAS DOS RESIDENTES NAS TURMAS DE 9º ANO DA ESCOLA PÚBLICA, BUSCANDO OBTER UMA RESPOSTA MAIS PRECISA SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE, VISANDO COMPREENDER OS DESAFIOS ENFRENTADOS E VIVENCIADOS EM SALA DE AULA, BEM COMO, A IMPORTÂNCIA DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS QUE VISAM OTIMIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA. A PESQUISA ? BIBLIOGRÁFICA VISTO QUE UTILIZAMOS COMO APORTES TEÓRICOS LIB?NEO (1992), ZOLIN-VESZ (2013), PAIVA (2014), FREIRE (1979) E (1996), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS QUE VERSAM SOBRE A INSERÇÃO DO GRADUANDO NA PRÁTICA DOCENTE E NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. DESSA FORMA, A PREPARAÇÃO QUE O PROGRAMA FORNECE ? FUNDAMENTAL PARA OS GRADUANDOS QUE TIVERAM SEU PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE AULA, POIS ELA NORTEIA O UNIVERSIT?RIO SOBRE A REALIDADE QUE IR? ENCONTRAR ENQUANTO DOCENTE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA;, LÍNGUA ESPANHOLA;, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA23_ID454_19102019113156.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIENE DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIENE BARBOSA"
    "autor_email" => "josienebarbosa43@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64377
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 454
    "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO RELATA A VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DO SUBPROJETO DE LETRAS ESPANHOL, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - CAMPUS I, DESENVOLVIDO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). NESTE CONTEXTO, O TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL (ECI) MONTE CARMELO EM (CAMPINA GRANDE-PB). O TRABALHO VISA APRESENTAR NOSSA PRÁTICA DOCENTE VOLTADA PARA A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)/ADICIONAL, COM O INTUITO DE POSSIBILITAR NOVAS DISCUSSÕES. PRETENDEMOS DESCREVER OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE), EM DUAS TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. ESTE ESTUDO ? DE CARÁTER DESCRITIVO E BIBIOGRÁFICO, POIS RELATA AS VIVÊNCIAS DOS RESIDENTES NAS TURMAS DE 9º ANO DA ESCOLA PÚBLICA, BUSCANDO OBTER UMA RESPOSTA MAIS PRECISA SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE, VISANDO COMPREENDER OS DESAFIOS ENFRENTADOS E VIVENCIADOS EM SALA DE AULA, BEM COMO, A IMPORTÂNCIA DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS QUE VISAM OTIMIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA. A PESQUISA ? BIBLIOGRÁFICA VISTO QUE UTILIZAMOS COMO APORTES TEÓRICOS LIB?NEO (1992), ZOLIN-VESZ (2013), PAIVA (2014), FREIRE (1979) E (1996), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS QUE VERSAM SOBRE A INSERÇÃO DO GRADUANDO NA PRÁTICA DOCENTE E NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. DESSA FORMA, A PREPARAÇÃO QUE O PROGRAMA FORNECE ? FUNDAMENTAL PARA OS GRADUANDOS QUE TIVERAM SEU PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE AULA, POIS ELA NORTEIA O UNIVERSIT?RIO SOBRE A REALIDADE QUE IR? ENCONTRAR ENQUANTO DOCENTE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA;, LÍNGUA ESPANHOLA;, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA23_ID454_19102019113156.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIENE DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIENE BARBOSA"
    "autor_email" => "josienebarbosa43@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO RELATA A VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DO SUBPROJETO DE LETRAS ESPANHOL, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - CAMPUS I, DESENVOLVIDO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). NESTE CONTEXTO, O TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL (ECI) MONTE CARMELO EM (CAMPINA GRANDE-PB). O TRABALHO VISA APRESENTAR NOSSA PRÁTICA DOCENTE VOLTADA PARA A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)/ADICIONAL, COM O INTUITO DE POSSIBILITAR NOVAS DISCUSSÕES. PRETENDEMOS DESCREVER OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE), EM DUAS TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. ESTE ESTUDO ? DE CARÁTER DESCRITIVO E BIBIOGRÁFICO, POIS RELATA AS VIVÊNCIAS DOS RESIDENTES NAS TURMAS DE 9º ANO DA ESCOLA PÚBLICA, BUSCANDO OBTER UMA RESPOSTA MAIS PRECISA SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE, VISANDO COMPREENDER OS DESAFIOS ENFRENTADOS E VIVENCIADOS EM SALA DE AULA, BEM COMO, A IMPORTÂNCIA DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS QUE VISAM OTIMIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA. A PESQUISA ? BIBLIOGRÁFICA VISTO QUE UTILIZAMOS COMO APORTES TEÓRICOS LIB?NEO (1992), ZOLIN-VESZ (2013), PAIVA (2014), FREIRE (1979) E (1996), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS QUE VERSAM SOBRE A INSERÇÃO DO GRADUANDO NA PRÁTICA DOCENTE E NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. DESSA FORMA, A PREPARAÇÃO QUE O PROGRAMA FORNECE ? FUNDAMENTAL PARA OS GRADUANDOS QUE TIVERAM SEU PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE AULA, POIS ELA NORTEIA O UNIVERSIT?RIO SOBRE A REALIDADE QUE IR? ENCONTRAR ENQUANTO DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.