O PRESENTE ESTUDO RELATA A VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DO SUBPROJETO DE LETRAS ESPANHOL, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - CAMPUS I, DESENVOLVIDO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). NESTE CONTEXTO, O TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL (ECI) MONTE CARMELO EM (CAMPINA GRANDE-PB). O TRABALHO VISA APRESENTAR NOSSA PRÁTICA DOCENTE VOLTADA PARA A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)/ADICIONAL, COM O INTUITO DE POSSIBILITAR NOVAS DISCUSSÕES. PRETENDEMOS DESCREVER OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE), EM DUAS TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. ESTE ESTUDO ? DE CARÁTER DESCRITIVO E BIBIOGRÁFICO, POIS RELATA AS VIVÊNCIAS DOS RESIDENTES NAS TURMAS DE 9º ANO DA ESCOLA PÚBLICA, BUSCANDO OBTER UMA RESPOSTA MAIS PRECISA SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE, VISANDO COMPREENDER OS DESAFIOS ENFRENTADOS E VIVENCIADOS EM SALA DE AULA, BEM COMO, A IMPORTÂNCIA DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS QUE VISAM OTIMIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA. A PESQUISA ? BIBLIOGRÁFICA VISTO QUE UTILIZAMOS COMO APORTES TEÓRICOS LIB?NEO (1992), ZOLIN-VESZ (2013), PAIVA (2014), FREIRE (1979) E (1996), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS QUE VERSAM SOBRE A INSERÇÃO DO GRADUANDO NA PRÁTICA DOCENTE E NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. DESSA FORMA, A PREPARAÇÃO QUE O PROGRAMA FORNECE ? FUNDAMENTAL PARA OS GRADUANDOS QUE TIVERAM SEU PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE AULA, POIS ELA NORTEIA O UNIVERSIT?RIO SOBRE A REALIDADE QUE IR? ENCONTRAR ENQUANTO DOCENTE.