A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64377 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 454 "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO RELATA A VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DO SUBPROJETO DE LETRAS ESPANHOL, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - CAMPUS I, DESENVOLVIDO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). NESTE CONTEXTO, O TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL (ECI) MONTE CARMELO EM (CAMPINA GRANDE-PB). O TRABALHO VISA APRESENTAR NOSSA PRÁTICA DOCENTE VOLTADA PARA A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)/ADICIONAL, COM O INTUITO DE POSSIBILITAR NOVAS DISCUSSÕES. PRETENDEMOS DESCREVER OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE), EM DUAS TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. ESTE ESTUDO ? DE CARÁTER DESCRITIVO E BIBIOGRÁFICO, POIS RELATA AS VIVÊNCIAS DOS RESIDENTES NAS TURMAS DE 9º ANO DA ESCOLA PÚBLICA, BUSCANDO OBTER UMA RESPOSTA MAIS PRECISA SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE, VISANDO COMPREENDER OS DESAFIOS ENFRENTADOS E VIVENCIADOS EM SALA DE AULA, BEM COMO, A IMPORTÂNCIA DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS QUE VISAM OTIMIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA. A PESQUISA ? BIBLIOGRÁFICA VISTO QUE UTILIZAMOS COMO APORTES TEÓRICOS LIB?NEO (1992), ZOLIN-VESZ (2013), PAIVA (2014), FREIRE (1979) E (1996), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS QUE VERSAM SOBRE A INSERÇÃO DO GRADUANDO NA PRÁTICA DOCENTE E NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. DESSA FORMA, A PREPARAÇÃO QUE O PROGRAMA FORNECE ? FUNDAMENTAL PARA OS GRADUANDOS QUE TIVERAM SEU PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE AULA, POIS ELA NORTEIA O UNIVERSIT?RIO SOBRE A REALIDADE QUE IR? ENCONTRAR ENQUANTO DOCENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA;, LÍNGUA ESPANHOLA;, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA23_ID454_19102019113156.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIENE DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JOSIENE BARBOSA" "autor_email" => "josienebarbosa43@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64377 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 454 "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO RELATA A VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DO SUBPROJETO DE LETRAS ESPANHOL, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - CAMPUS I, DESENVOLVIDO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). NESTE CONTEXTO, O TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL (ECI) MONTE CARMELO EM (CAMPINA GRANDE-PB). O TRABALHO VISA APRESENTAR NOSSA PRÁTICA DOCENTE VOLTADA PARA A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)/ADICIONAL, COM O INTUITO DE POSSIBILITAR NOVAS DISCUSSÕES. PRETENDEMOS DESCREVER OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE), EM DUAS TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. ESTE ESTUDO ? DE CARÁTER DESCRITIVO E BIBIOGRÁFICO, POIS RELATA AS VIVÊNCIAS DOS RESIDENTES NAS TURMAS DE 9º ANO DA ESCOLA PÚBLICA, BUSCANDO OBTER UMA RESPOSTA MAIS PRECISA SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE, VISANDO COMPREENDER OS DESAFIOS ENFRENTADOS E VIVENCIADOS EM SALA DE AULA, BEM COMO, A IMPORTÂNCIA DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS QUE VISAM OTIMIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA. A PESQUISA ? BIBLIOGRÁFICA VISTO QUE UTILIZAMOS COMO APORTES TEÓRICOS LIB?NEO (1992), ZOLIN-VESZ (2013), PAIVA (2014), FREIRE (1979) E (1996), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS QUE VERSAM SOBRE A INSERÇÃO DO GRADUANDO NA PRÁTICA DOCENTE E NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. DESSA FORMA, A PREPARAÇÃO QUE O PROGRAMA FORNECE ? FUNDAMENTAL PARA OS GRADUANDOS QUE TIVERAM SEU PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE AULA, POIS ELA NORTEIA O UNIVERSIT?RIO SOBRE A REALIDADE QUE IR? ENCONTRAR ENQUANTO DOCENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA;, LÍNGUA ESPANHOLA;, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA23_ID454_19102019113156.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIENE DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JOSIENE BARBOSA" "autor_email" => "josienebarbosa43@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }