NO ÂMBITO DOS CONTEXTOS ESCOLARES, ? BÁSICO PARA QUALQUER PROFESSOR PREPARAR UM PLANO DE AULA, COMO TAMBÉM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. TER EM MENTE TUDO AQUILO QUE SERÁ TRABALHADO EM SALA ? ESSENCIAL, PARA QUE NÃO HAJA AQUELES MOMENTOS DE ?ESQUECIMENTO?. CONTUDO, VALE CONSIDERAR QUE ESSES PLANEJAMENTOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS DRÁSTICAS EM MEIO ? AULA. ÀS VEZES, ESSAS MUDANÇAS NOS SURPREENDEM E ENTÃO FICAMOS COM AQUELAS PERGUNTAS EM MENTE: ?O QUE FAZER??; ?ISSO NÃO ESTAVA PLANEJADO!? OU ?A AULA VAI TER O MESMO EFEITO DE APRENDIZADO SE OCORRER DESSA MANEIRA??. TENDO COMO FOCO ESSAS QUESTÕES QUE ACONTECEM NUMA SALA DE AULA E A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE PORTUGUÊS NO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, EM SUA FASE DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA FUNDAMENTAL TOBIAS REM?GIO GOMES, PROPONHO ESTE ARTIGO QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS MUDANÇAS INESPERADAS QUE O PLANO DE AULA SOFRE PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DIVERSAS DOS ALUNOS. O FOCO AQUI SÃO CINCO AULAS MINISTRADAS EM MAR?O DE 2019 SOBRE O CONTEÚDO ?MODO SUBJUNTIVO?.