Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRÁTICA REALIZADA PELO PIBID: AULAS DE REFORÇO PARA A REALIZAÇÃO DA OLIMPÍADA INTERNA DE MATEMÁTICA DO PIBID

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, REFORÇO, PIBID Pôster (PO) GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64647
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 184
    "inscrito_id" => 791
    "titulo" => """
      PRÁTICA REALIZADA PELO PIBID:\r\n
      AULAS DE REFORÇO PARA A REALIZAÇÃO DA OLIMPÍADA INTERNA DE MATEMÁTICA DO PIBID
      """
    "resumo" => "O TRABALHO AQUI EXPOSTO FOI DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA POR BOLSISTAS DO PIBID/UEPB, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA, REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB. APÓS ALGUNS MESES DE OBSERVAÇÃO CONCLUÍMOS QUE OS ALUNOS APRESENTAVAM DIFICULDADES DIVERSAS EM MATEMÁTICA. EM ABRIL, INICIAMOS O PLANEJAMENTO DA PRIMEIRA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA NAS TURMAS DE 9º ANO EM PARCERIA COM OS BOLSISTAS QUE ATUAM EM OUTRA ESCOLA DO MESMO MUNICÍPIO, NO QUAL DENOMINAMOS DE OLIMP (OL?MPIADA INTERNA DE MATEMÁTICA DO PIBID). ESTE TRABALHO ABORDA AS AULAS DE REFORÇOS COMO UMA FORMA DE PREPARAR OS ALUNOS PARA TAL COMPETIÇÃO, MELHORAR O DESEMPENHO DOS MESMOS NA DISCIPLINA, REVISAR E APRIMORAR O CONTEÚDO ADQUIRIDO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. A OLIMPÍADA ESTIMULA OS ALUNOS A INTENSIFICAR OS ESTUDOS E CONSEQUENTEMENTE AUMENTA O RENDIMENTO ESCOLAR, ALÉM DISSO INCENTIVA-OS A PARTICIPAREM DAS FUTURAS AVALIAÇÕES COMO O SAEB. PREPARAMOS ENTÃO SEIS AULAS DE REFORÇO OBJETIVANDO CONTRIBUIR NA RESOLUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E NA COMPREENSÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA. VIMOS QUE AS AULAS DE REFORÇO SE TORNARAM UM GRANDE ALIADO NA MELHORIA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DIANTE DOS ASSUNTOS: LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE OBJETOS, GRANDEZAS DIRETA OU INVERSAMENTE PROPORCIONAIS, GEOMETRIA PLANA COM FOCO EM ÂNGULOS, REPRESENTAÇÕES E ABORDAGENS DISTINTAS COM NÚMEROS RACIONAIS. ESTES FORAM OS PRINCIPAIS DESCRITORES DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA AVALIAÇÃO SAEB ABORDADOS NAS AULAS DE REFORÇO PARA PREPARÁ-LOS PARA A OLIMP."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, REFORÇO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID791_15102019195116.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GESSICA LAIZ ANACLETO ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "GÉSSICA LAIZ"
    "autor_email" => "gessicalaiz@live.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64647
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 184
    "inscrito_id" => 791
    "titulo" => """
      PRÁTICA REALIZADA PELO PIBID:\r\n
      AULAS DE REFORÇO PARA A REALIZAÇÃO DA OLIMPÍADA INTERNA DE MATEMÁTICA DO PIBID
      """
    "resumo" => "O TRABALHO AQUI EXPOSTO FOI DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA POR BOLSISTAS DO PIBID/UEPB, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA, REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB. APÓS ALGUNS MESES DE OBSERVAÇÃO CONCLUÍMOS QUE OS ALUNOS APRESENTAVAM DIFICULDADES DIVERSAS EM MATEMÁTICA. EM ABRIL, INICIAMOS O PLANEJAMENTO DA PRIMEIRA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA NAS TURMAS DE 9º ANO EM PARCERIA COM OS BOLSISTAS QUE ATUAM EM OUTRA ESCOLA DO MESMO MUNICÍPIO, NO QUAL DENOMINAMOS DE OLIMP (OL?MPIADA INTERNA DE MATEMÁTICA DO PIBID). ESTE TRABALHO ABORDA AS AULAS DE REFORÇOS COMO UMA FORMA DE PREPARAR OS ALUNOS PARA TAL COMPETIÇÃO, MELHORAR O DESEMPENHO DOS MESMOS NA DISCIPLINA, REVISAR E APRIMORAR O CONTEÚDO ADQUIRIDO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. A OLIMPÍADA ESTIMULA OS ALUNOS A INTENSIFICAR OS ESTUDOS E CONSEQUENTEMENTE AUMENTA O RENDIMENTO ESCOLAR, ALÉM DISSO INCENTIVA-OS A PARTICIPAREM DAS FUTURAS AVALIAÇÕES COMO O SAEB. PREPARAMOS ENTÃO SEIS AULAS DE REFORÇO OBJETIVANDO CONTRIBUIR NA RESOLUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E NA COMPREENSÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA. VIMOS QUE AS AULAS DE REFORÇO SE TORNARAM UM GRANDE ALIADO NA MELHORIA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DIANTE DOS ASSUNTOS: LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE OBJETOS, GRANDEZAS DIRETA OU INVERSAMENTE PROPORCIONAIS, GEOMETRIA PLANA COM FOCO EM ÂNGULOS, REPRESENTAÇÕES E ABORDAGENS DISTINTAS COM NÚMEROS RACIONAIS. ESTES FORAM OS PRINCIPAIS DESCRITORES DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA AVALIAÇÃO SAEB ABORDADOS NAS AULAS DE REFORÇO PARA PREPARÁ-LOS PARA A OLIMP."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, REFORÇO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID791_15102019195116.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GESSICA LAIZ ANACLETO ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "GÉSSICA LAIZ"
    "autor_email" => "gessicalaiz@live.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O TRABALHO AQUI EXPOSTO FOI DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA POR BOLSISTAS DO PIBID/UEPB, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA, REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB. APÓS ALGUNS MESES DE OBSERVAÇÃO CONCLUÍMOS QUE OS ALUNOS APRESENTAVAM DIFICULDADES DIVERSAS EM MATEMÁTICA. EM ABRIL, INICIAMOS O PLANEJAMENTO DA PRIMEIRA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA NAS TURMAS DE 9º ANO EM PARCERIA COM OS BOLSISTAS QUE ATUAM EM OUTRA ESCOLA DO MESMO MUNICÍPIO, NO QUAL DENOMINAMOS DE OLIMP (OL?MPIADA INTERNA DE MATEMÁTICA DO PIBID). ESTE TRABALHO ABORDA AS AULAS DE REFORÇOS COMO UMA FORMA DE PREPARAR OS ALUNOS PARA TAL COMPETIÇÃO, MELHORAR O DESEMPENHO DOS MESMOS NA DISCIPLINA, REVISAR E APRIMORAR O CONTEÚDO ADQUIRIDO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. A OLIMPÍADA ESTIMULA OS ALUNOS A INTENSIFICAR OS ESTUDOS E CONSEQUENTEMENTE AUMENTA O RENDIMENTO ESCOLAR, ALÉM DISSO INCENTIVA-OS A PARTICIPAREM DAS FUTURAS AVALIAÇÕES COMO O SAEB. PREPARAMOS ENTÃO SEIS AULAS DE REFORÇO OBJETIVANDO CONTRIBUIR NA RESOLUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E NA COMPREENSÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA. VIMOS QUE AS AULAS DE REFORÇO SE TORNARAM UM GRANDE ALIADO NA MELHORIA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DIANTE DOS ASSUNTOS: LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE OBJETOS, GRANDEZAS DIRETA OU INVERSAMENTE PROPORCIONAIS, GEOMETRIA PLANA COM FOCO EM ÂNGULOS, REPRESENTAÇÕES E ABORDAGENS DISTINTAS COM NÚMEROS RACIONAIS. ESTES FORAM OS PRINCIPAIS DESCRITORES DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA AVALIAÇÃO SAEB ABORDADOS NAS AULAS DE REFORÇO PARA PREPARÁ-LOS PARA A OLIMP.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.