O PRESENTE TRABALHO VISA OCASIONAR UMA REFLEXÃO ACERCA DO UNIVERSO EDUCACIONAL FOMENTANDO A INDAGAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE UMA DESCOLONIZAÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA. O PROFESSOR E PROFESSORA DE FILOSOFIA ESTÃO APTOS ? DESPERTAREM O DISCERNIMENTO PARA A NECESSIDADE DE DESCONSTRUÇÃO DE IDÉIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA DA SUA PREDOMINÂNCIA HISTÓRICA DE EUROC?NTRISMO, SEM OPORTUNIDADES AO EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CONSIDERANDO SEU PRÓPRIO DESEMPENHO. ISTO CONDUZ ? CONCEPÇÃO DE UM ENSINO DE FILOSOFIA UNIVERSAL, EM CONSIDERAÇÃO A DIVERSIDADE DE CULTURAS, DE SABERES E DE PENSARES, SEJA CONSIDERADA COMO IGUAIS NA SUA CAPACIDADE RACIONAL, RECONHECENDO NOVOS TERRITÓRIOS EPISTÊMICOS QUE ESTÃO FORA DA LÓGICA DO ETNOCENTRISMO. NESTE CONTEXTO, A FILOSOFIA COLONIZADA ? APRESENTADA COMO A VERDADE ABSOLUTA E COMO CONSEQ??NCIA, REPRODUZIDA COMO BASE SOLIDA DE CONHECIMENTO, NÃO ACEITA A EXISTÊNCIA DE OUTRA LINHA DE RACIOC?NIO QUE NÃO SEJA AQUELA PREESTABELECIDA, TODA FORMA DE PENSAMENTO QUE NÃO SEJA EUROPEU ? TRATADO COMO INFERIOR, PORTANTO, SOFRENDO UMA GREVE VIOLÊNCIA EM SUA INTELECTUALIDADE. ? POSSÍVEL ENSINAR FILOSOFIA SEM COLONIZAR? O PROBLEMA SE INICIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, O LICENCIADO ? SUBMETIDO A UMA GRADE CURRICULAR EUROPÉIA, BRANCA, ADULTA E MASCULINA E A REPRODUZ AO DURANTE SUA JORNADA ACADÊMICA, UMA FILOSOFIA COLONIZADA NÃO ? CAPAZ DE REALIZAR A TAREFA DE EMANCIPAR OU CRIAR CIDADÃOS CRÍTICOS ATE QUE A MESMA SEJA DESCOLONIZADA. CONCLUI-SE ESTA PESQUISA APONTANDO-SE PARA A POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE ENSINO DE FILOSOFIA SOBRE A PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE DE PENSAMENTO, MAS RECONHECENDO QUE EXISTEM CONHECIMENTOS SÓLIDOS, AUT?NTICO E PENSADORES DE OUTROS LUGARES.