O REFERENTE TRABALHO TRATARÁ DOS DESAFIOS PARA SUPERARMOS A PRÁTICA DA DOCÊNCIA E DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA NA PERSPECTIVA INSTRUMENTAL E APRESENTAR? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO-PB, JUNTO AO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. A EXPERIÊNCIA ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E NOSSA ABORDAGEM PAUTA-SE NA INTERDISCIPLINARIDADE, ALÉM DE NOS VALERMOS DA TEORIA DO LETRAMENTO. ACREDITAMOS QUE O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DEVE ESTAR INTERLIGADO ÀS DEMAIS ÁREAS DE CONHECIMENTO, POIS O OBJETIVO MAIOR DA FORMAÇÃO DO EDUCANDO ? DESENVOLVER UM CONHECIMENTO INTEGRAL. O PASSO INICIAL FOI DESENVOLVER UMA PROPOSTA DE CONTATO COM A LITERATURA ESPANHOLA, A PARTIR DE UM TRECHO DO TEXTO TEATRAL BODAS DE SANGRE DE FEDERICO GARCIA LORCA E A EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU FAZER UMA REFLEXÃO S?CIO-HISTÓRICA SOBRE DAS RELAÇÕES DESIGUAIS DE GÊNERO, AS DIVIS?ES SEXUAIS DO TRABALHO, TERRITÓRIO E OS SISTEMAS CAPITALISTA E PATRIARCAL. NA SEQUÊNCIA SERÁ DESENVOLVIDO O DIA DAS HISPANIDADES COM A DIVISÃO DE GRUPOS POR PAÍSES HISPANOS PREESTABELECIDOS ANTERIORMENTE COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER AULAS INTERDISCIPLINARES. DIANTE DO QUE JÁ FOI EXECUTADO CONCLUÍMOS QUE AS AULAS SE TORNAM MAIS PARTICIPATIVAS CONTRIBUINDO PARA O EXERCÍCIO DE CIDADANIA E CRITICIDADE DOS SUJEITOS. PARA TANTO, CONTAMOS COM APORTE OS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ASSIM COMO DE DISCUSSÕES DE TEÓRICOS COMO BAPTISTA (2010), MARTINEZ (2009), FREIRE (2011), LIB?NEO E SANTOS (2005), LIMA, PICOLLO E LIMA (2015), GENTILE (2015), DENTRE OUTROS.