O PRESENTE ARTIGO DESCREVE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDO PELOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ? UEPB QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE SOCIOLOGIA ? CAPES ? UEPB. PARA REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, FIZEMOS USO DA PESQUISA ETNOGRÁFICA COM O OBJETIVO DE CONHECERMOS AS VIVÊNCIAS, A METODOLOGIA, AS PRÁTICAS DOCENTES E CONHECIMENTOS DO CONTEXTO ESCOLAR QUE DESSE SUPORTE NA CONSTRUÇÃO DO REFERIDO ARTIGO. OS PROCEDIMENTOS DESENVOLVIDOS NAS ESCOLAS PELOS RESIDENTES SÃO RELATADOS EM ENCONTROS QUE ACONTECEM NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COM AUXÍLIO DA PROFESSORA JUSSARA BELENS, COORDENADORA DO SUBPROJETO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE SOCIOLOGIA- CAPES-UEPB, ONDE SÃO REALIZADAS AVALIAÇÕES SEMANAIS DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS ESCOLAS E ESTUDOS REFERENTES SOBRE ENSINO DE SOCIOLOGIA, METODOLOGIAS DE ENSINO E TEMAS RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS TRABALHADOS NO COMPONENTE CURRICULAR DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. BUSCOU-SE ASSIM IDENTIFICAR AS METODOLOGIAS, EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS, QUE PROP?E UMA REFLEXÃO SOBRE OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO UMA IMPORTANTE OPORTUNIDADE PARA O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA DE PROFESSORES COMO TAMBÉM UM VÍNCULO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA, POSSIBILITANDO OS ALUNOS ESTAREM IMERSO EM UM AMBIENTE DE INVESTIGAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE GERANDO UM GRANDE DIFERENCIAL NA SUA FORMAÇÃO. DESSE MODO O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS RESIDENTES DO CURSO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS PARA A SUA FORMAÇÃO DOCENTE.