NO PRESENTE ARTIGO O OBJETIVO CENTRAL ? ANALISAR O PAPEL DO PIBID MATEMÁTICA NA ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES PREPARATÓRIAS PARA REALIZAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O NOSSO SUBPROJETO ? UMA PARCERIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) ? CAMPUS MONTEIRO - PB, ATRAVÉS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA COM A ESCOLA INTEGRAL PROFESSOR JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ DO MUN?CIPIO DE SUM? - PB. DURANTE AS OBSERVAÇÕES DA ROTINA ESCOLA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRAVAM INTERESSE PELA TEMÁTICA NO ENEM. ASSIM, CONSTRU?MOS UM CONJUNTO DE OFICINAS COM O INTUITO DE LEVAR AQUELES ESTUDANTES REFLEXÕES SOBRE COMO A MATEMÁTICA APARECE NO EXAME. A PARTIR DESSA EXPERIÊNCIA BUSCAMOS RESPONDER A SEGUINTE INDAGAÇÃO: EM QUE MEDIDA AS AÇÕES DO PIBID MATEMÁTICA PODEM COLABORAR COM O PROCESSO DE PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ EM SUM?-PB? PARA TANTO, UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NAS OFICINAS. ATRAVÉS DAS OFICINAS PUDEMOS VERIFICAR QUE OS ESTUDANTES TINHAM BASICAMENTE DOIS TIPOS DE DIFICULDADES: DIFICULDADE NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO PROBLEMA E DIFICULDADE EM RELACIONAR OS CONTEÚDOS ESTUDADOS COM CONTEXTOS DIFERENTES. COM O DECORRER DAS OFICINAS PERCEBEMOS UMA MELHORIA NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES, AO PASSO QUE COMO FUTUROS PROFESSORES TAMBÉM APRENDEMOS SOBRE NOSSA PROFISSÃO.