O PRESENTE RESUMO ? RESULTADO DA NOSSA EXPERIÊNCIA, EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB, EM UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. ESSA EXPERIÊNCIA FOI OPORTUNIZADA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, CRIADO PELA PORTARIA DE N? 38, DE FEVEREIRO DE 2018, DO MINIST?RIO DA EDUCAÇÃO (MEC) COM A COLABORAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), QUE APRESENTA POR FINALIDADE A DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS E PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. OBJETIVA ANALISAR AS POSSIBILIDADES DE ATENDIMENTO A ALUNOS EM CONDIÇÃO DE DISTORÇÃO IDADE/ANO DE ALFABETIZAÇÃO. COMO PROCESSO METODOLÓGICO UTILIZAMOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, POR MEIO DO QUAL SUBMETEMOS NOSSAS VIVÊNCIAS ATINENTES AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE ALFABETIZADOR A UM NÍVEL DE ANÁLISE COM RIGOR TEÓRICO-METODOLÓGICO. CONSTATAMOS A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, PARA QUE SE DESENVOLVA O SENTIMENTO DE COOPERATIVIDADE ENTRE OS SUJEITOS QUE COMP?EM A SALA DE AULA AO CONTR?RIO DE SENTIMENTOS DE EXCLUSÃO E INFERIORIDADE. QUANDO A ESCOLA NÃO GARANTE ESSE DESENVOLVIMENTO, SUBMETE OS ALUNOS A UMA CONDIÇÃO DE EXCLUSÃO PELO NÃO ACESSO AO APRENDIZADO E A DETERMINADAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO QUE A LEITURA E A ESCRITA POSSIBILITAM. ESSE RESUMO ESTÁ ORGANIZADO EM DUAS SE??ES, SENDO ELAS: ALFABETIZAÇÃO EM PROCESSO DE INTERAÇÃO E RESULTADOS E DISCUSSÕES. POR FIM, APRESENTAMOS AS NOSSAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA.