CIÊNCIAS ? SEM DÍVIDA UMA ÁREA QUE ABRANGE DIVERSOS CAMINHOS A SEREM DISCUTIDOS, PASSAR TODA ESSA VARIEDADE DE LINHAS DE CONHECIMENTO NÃO ? UMA TAREFA F?CIL, SOBRETUDO QUANDO SE TRATA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ? PRECISO QUE SE EMPREGUE DIVERSAS ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS, INCLUINDO AULAS TEÓRICAS, DINÂMICAS EM GRUPO, ATIVIDADES DE PESQUISA, JOGOS E TALVEZ O MAIS IMPORTANTE QUANDO SE TRATA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, O USO DE AULAS PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS. EM PESQUISA COMPARATIVA REALIZADA EM SALA DE AULA E POSTERIORMENTE CONSULTANDO A LITERATURA ESPECÍFICA A CERCA DA TEMÁTICA TRABALHADA, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE AS AULAS PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, FAZENDO A PONTE PR?TICO-TEÓRICA, ESTIMULANDO TANTO OS ALUNOS COMO TAMBÉM OS PROFESSORES. O PRESENTE TRABALHO ? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO, VINCULADO AO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ? UEPB, E TEM POR OBJETIVO RELATAR A IMPORTÂNCIA DE SE UTILIZAR AULAS PRÁTICAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, PROCURANDO ANALISAR DE QUE MANEIRA ESTAS AULAS PODEM CONTRIBUIR PARA A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO TRABALHADO PREVIAMENTE EM SALA DE AULA, O DESPERTAR DO PENSAMENTO CRÍTICO E INVESTIGATIVO DO ALUNO ACERCA DOS FENÔMENOS QUE OS RODEIAM DIARIAMENTE.