O PRESENTE TRABALHO DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR OS RESULTADOS PARCIAIS, RELACIONADOS A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE VIVENCIADO EM ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DE AREIA E CAMPINA GRANDE, PB. A PRIMEIRA ? DENOMINADA DE ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA (ECIT) E A SEGUNDA ? UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO REGULAR. A DIFEREN?A ENTRE ELAS ? PERCEPTÍVEL, DESDE SUA ARQUITETURA, ADMINISTRAÇÃO, COMO TAMBÉM O INCENTIVO FINANCEIRO E EXCLUSIVIDADE DO PROFESSOR NA ESCOLA INTEGRAL. PORÉM, RELACIONADO AO APRENDIZADO E INTERESSE DOS ALUNOS, A DIFEREN?A ? M?NIMA. ? FATO QUE O ENSINO BRASILEIRO CONTINUA SENDO INEFICIENTE. EMBORA CADA GESTOR QUE OCUPA A CADEIRA NA EDUCAÇÃO PRETENDA INOVAR, A EVASÃO ESCOLAR CONTINUA ACONTECENDO E O DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA, QUE, SEGUNDO OS PRÓPRIOS ALUNOS, ? CONSIDERADA IN?TIL. A PRECARIEDADE NO ENSINO BRASILEIRO PODE SER EM RAZ?O DA M? FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A AUSÊNCIA DA FAM?LIA, QUE COLOCA COMO RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO DOS FILHOS ? ESCOLA. A ECIT BUSCA NO JOVEM O INTERESSE POR SABER, PELO SEU PROJETO DE VIDA MOSTRANDO NO ENSINO TÉCNICO OS CAMINHOS. POR OUTRO LADO, A ESCOLA CONVENCIONAL, APLICA OS CONTEÚDOS SEM MUITA OBJETIVIDADE, QUE POR SUA VEZ O ALUNO NÃO PENSA, NÃO REFLETE. A TEORIA MOSTRA ALGUNS CAMINHOS PARA ESSA PROBLEMÁTICA, MAS A PRÁTICA MOSTRA UMA REALIDADE BEM COMPLEXA. O PROFESSOR DEVE ESTAR PREPARADO PARA O NOVO, SE FAZER COMPREENDER E CAPAZ DE PREPARAR O CIDADÃO CONSCIENTE E ESCLARECIDO.