A OMISSÃO DO ENSINO DA GEOMETRIA SOMADA ? DIFICULDADE, POR PARTE DO ALUNO, DE VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA REPRESENTAM UM DESAFIO PARA O FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. ASSIM, QUALQUER QUE SEJA O ASSUNTO DE
GEOMETRIA A SER ENSINADO, A FALTA DE DOM?NIO DE CONTEÚDOS BÁSICOS ADVINDA DE UMA PRÁTICA EM QUE A GEOMETRIA ? DEIXADA EM SEGUNDO PLANO ? UM DOS GRANDES EMPECILHOS. DESSE MODO, EXIGE-SE QUE O PROFESSOR BUSQUE UM CAMINHO DE INTERVENÇÃO QUE ATRAIA O ALUNO E O AJUDE NA VISUALIZAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS. NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE GEOMETRIA, ? POSSÍVEL CITAR VÁRIOS APLICATIVOS QUE TÊM POR
FINALIDADE FACILITÁ-LO. ENTRE ELES, PODE-SE CITAR O GEOGEBRA, UM APLICATIVO LIVRE E GRATUITO. NESSE SENTIDO, O
ESCOPO DESTE TRABALHO ? PROPOR A UTILIZAÇÃO DESSE APLICATIVO COMO UM RECURSO PARA AUXILIAR O ENSINO E
APRENDIZAGEM DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS. PARA ILUSTRAR AS POTENCIALIDADES DO APLICATIVO, ? DESCRITA UMA
EXPERIÊNCIA REALIZADA EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA EEEFM MONSENHOR JOSÉ BORGES
DE CARVALHO NA CIDADE DE ALAGOA NOVA - PB. A ATIVIDADE CONSISTIU EM TRÊS QUESTÕES ENVOLVENDO CONSTRUÇÕES DE FIGURAS E ÁREA DO C?RCULO. PARA ANALISAR A EXPERIÊNCIA, FOI FEITO UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR SEIS QUESTÕES. DAS RESPOSTAS, PODE-SE DIZER QUE MUITOS ALUNOS SENTIRAM BASTANTES DIFICULDADES AO UTILIZAR O APLICATIVO, MAS ELES O CONSIDERARAM ÚTIL E INTERESSANTE. DESSARTE, NOTA-SE QUE A ATIVIDADE AQUI APRESENTADA PODE SER MELHOR PLANEJADA A FIM DE SUPERAR AS DIFICULDADES DE UTILIZAÇÃO E USUFRUIR DOS RECURSOS PROPORCIONADOS PELO GEOGEBRA.