O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA DISCUSSÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA APLICADA AO PROJETO SONHO PO?TICO, DESENVOLVIDO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RODRIGUES DE CARVALHO, ATENTANDO-SE AO SUBPROJETO ?OXENTE, POESIA!? EM QUE A OBRA DO POETA POPULAR PATATIVA DO ASSAR? FOI TRABALHADA NAS SALAS DE AULA DO 8º ANO. O REFERENDADO PROJETO TEVE A DURAÇÃO DE DOIS MESES E CARREGOU COMO OBJETIVO TRABALHAR A OBRA ISPINHO E FUL?, DE PATATIVA DO ASSAR?, COMO INSTRUMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO. OBSERVA-SE NESSE RESUMO EXPANDIDO, O TRABALHO COM A ESCRITA E A LEITURA E COMO TAIS SÃO FATORES ESSENCIAIS PARA INSTIGAR O EDUCANDO A IDENTIFICAR-SE COM O TEXTO LITERÁRIO, E A REFLETIR SOBRE SUAS PERSPECTIVAS SOCIAIS E POLÍTICAS. O RESULTADO DO PROJETO CULMINOU COM A PRODUÇÃO DE CORD?IS COM TEMÁTICAS QUE SE RELACIONAVAM AO SEU CONTEXTO SOCIAL E HISTÓRIAS DE VIDA. PARA A FOMENTAÇÃO DA PESQUISA, UTILIZAMOS DE APONTE TEÓRICOS COMO ANTUNES(2003), CAVALCANTI (2002), COSSON (2009) E MARINHO (2012).