ESTE TRABALHO ? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE DESCREVE UMA VIVÊNCIA PARTICULAR NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COM OBJETIVO DE RELATAR O DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO DE ESPORTES ADAPTADOS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB. A INTERVENÇÃO REALIZADA ? UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TENDO COMO OBJETIVO PROPORCIONAR UM IMPACTO INTELECTUAL E SOCIAL NOS ALUNOS QUE VIVENCIARAM ESSA PROPOSTA, PARA QUE ATRAVÉS DAS AULAS POSSAM TER NOVAS PERSPECTIVAS E CONCEITOS SOBRE INCLUSÃO. SENDO ASSIM, MESMO NÃO CONVIVENDO COM NENHUM PORTADOR DE DEFICIÊNCIA DURANTE ESTE RELATO, FICA EXPLICITA A PARTIR DE TAIS VIVÊNCIAS DO ESPORTE ADAPTADO E INCLUSIVO A NECESSIDADE DO INDIV?DUO DO ENSINO REGULAR A AQUISIÇÃO DESTES CONHECIMENTOS. A EXPERIÊNCIA OCORREU NO PERÍODO DE FEVEREIRO A MAIO DE 2019 E FOI POSSÍVEL PERCEBER O AVANÇO INTELECTUAL DOS ALUNOS QUANDO O ASSUNTO ? INCLUSÃO. ESTA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COM OS ESPORTES ADAPTADOS AGREGA MUITO VALOR ? FORMAÇÃO ACADÊMICA, POIS AS GRANDES MAIORIAS DOS DEFICIENTES FÍSICOS NÃO SÃO INCLUSOS NOS PLANEJAMENTOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ONDE REFLETE O DESPREPARO DOS PROFESSORES QUANDO A DIFEREN?A ? IMPOSTA AO SEU DIA A DIA, CASO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA TRATASSEM OS ESPORTES ADAPTADOS COMO CONTEÚDO MESMO NA AUSÊNCIA DE UM DEFICIENTE FÍSICO EM SUAS TURMAS, ESTE JÁ SERIA UM GRANDE PASSO PARA A ADAPTAÇÃO A TRABALHAR COM AS DIFEREN?AS PARA O PROFESSOR E PRINCIPALMENTE PARA OS ALUNOS.