RESUMO
ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE DESCRITIVA ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA ESCRITA E DA LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA, ONDE LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO A QUESTÃO DA DIFICULDADE QUE OS ALUNOS EM FORMAÇÃO ESCOLAR SENTEM AO REDIGIR UM TEXTO, COMO TAMBÉM EM COMPREENDER O QUE SE ESTAR LENDO. POR ISSO, FOCAMOS EM MOSTRAR SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO QUANTO PARA SEU CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL FUTURAMENTE. POR ESTE MOTIVO COLOCAMOS ESTÁ TEMÁTICA EM DESTAQUE DEVIDO SUA RELEVÂNCIA E POR SER ALGO QUE DEVE FAZER COM QUE O PROFESSOR REFLITA SOBRE O ASSUNTO, PODENDO ESTREITAR SUA RELAÇÃO COM O ALUNO FAZENDO COM QUE ESSA RELAÇÃO SEJA POSITIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. ONDE PODEMOS ATRAVÉS DA ESCRITA E DA LEITURA VÁRIAS COMPETÊNCIAS, AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO DO SER EM CONSTRUÇÃO. JUSTIFICAMOS ESTÁ PESQUISA COMO IMPORTANTE, VISANDO MOSTRAR A LEITURA E A ESCRITA COMO SENDO DOIS PONTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DO DISCENTE DANDO A POSSIBILIDADE DE AMBOS COMPARTILHAREM DÍVIDAS E CONHECIMENTOS, HAVENDO ASSIM UMA TROCA DE EXPERIÊNCIAS. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA UTILIZAMOS TEÓRICOS QUE DISCUTEM ESSA QUESTÃO DA IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A ESCRITA E A LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR, EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO, VISANDO SUA RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA QUAL VIABILIZA SUA DESENVOLTURA ESCOLAR PROCURANDO SEU CRESCIMENTO ESTUDANTIL E PESSOAL. DESSA FORMA, BUSCAMOS FUNDAMENTAR ESTA PESQUISA NAS OBRAS DE: BAMBERGER (1995), LEFFA (1999), ZILBERMAN (1999), SILVA (1996, 2005), ENTRE OUTROS.