NESTE TRABALHO REFLETIMOS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA EM TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIO VITAL DO RÊGO, LOCALIZADA NO MUN?CIPIO DE QUEIMADAS ? PARAÍBA. OPTAMOS POR TRABALHAR NESSE PROJETO O ENSINO CENTRADO NA PROPOSTA DOS GÊNEROS TEXTUAIS PAUTADA NO USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, METODOLOGIA ESTA QUE INCENTIVA OS ALUNOS A REFLETIREM ACERCA DA LEITURA E DA ESCRITA E PROPORCIONA UM APRENDIZADO VINCULADO ÀS PRÁTICAS SOCIAIS DOS USUÁRIOS DA LINGUAGEM. UTILIZAMOS COMO BASE TEÓRICA OS ESTUDOS DE DOLZ, SCHNEUWLY E NOVERRAZ (2004), C?NDIDO (1988), DOLZ, GAGNON E DEC?NDIO (2010), PEREIRA (2014), CEREJA (2005). POR MEIO DESSA ABORDAGEM COM O GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS, TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COM PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS, DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL DE FORMA PRAZEROSA, CONTRIBUINDO DE FORMA EFETIVA PARA A MELHORIA DO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS E DESPERTANDO EM MUITOS O GOSTO PELA LEITURA E ESCRITA LITERÁRIA.