PROJETO DE EXTENSÃO CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64658 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 357 "inscrito_id" => 982 "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "DESDE O FINAL DO SÉCULO XIX, O CINEMA SE CARACTERIZA COMO UMA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE GRANDE VISIBILIDADE E ACEITAÇÃO NO QUADRO DE REFERÊNCIA DA CULTURA DE MASSA. NO QUE DIZ RESPEITO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, APENAS COM O ADVENTO DA MICRO-HISTÓRIA, ? QUE A UTILIZAÇÃO DO CINEMA PASSA A SER CONCEBIDA COMO UMA ?NOVA LINGUAGEM?, MAS DE DIFÍCIL TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM FACE ÀS SUAS ESPECIFICIDADES, EXIBIDOS SEM UMA ABORDAGEM DIDÁTICO APROPRIADA. A FIM DE SUPERAR TAIS QUESTÕES, O PROJETO DE EXTENSÃO O CINEMA E A EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (PROEX/UEPB, COTA 2017-2018), PROP?S UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, E IMPLEMENTOU EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO PERÍODO DE FEVEREIRO A DEZEMBRO DE 2018, EM 18 TURMAS DO 6º AO 9º ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, NAS SEGUINTES TEMÁTICAS: ORIGENS HUMANAS NA PRÉ-HISTÓRIA, O TRABALHO INFANTIL NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, A MULHER NO PERÍODO MEDIEVAL, O CANGA?O, A RESILIÊNCIA E A LUTA PELOS DIREITOS CIVIS, A VIOLÊNCIA DOM?STICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER, A MITOLOGIA GREGA, O AMOR ROM?NTICO NO PERÍODO MEDIEVAL, DENTRE OUTROS. O REFERENCIAL TEÓRICO DO CURSO E DO PROJETO ? COMPOSTO POR: O CINEMA COMO FONTE DA HISTÓRIA, EM FERRO; AS RELAÇÕES ENTRE CINEMA E HISTÓRIA, A PARTIR DE ROSENSTONE E MORETTIN; A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE FILMES HISTÓRICOS, SEGUNDO LAGNY E GARD?S. A METODOLOGIA DE TRABALHO INCLUI: VISITAS ? ESCOLA, CONFECÇÃO DO PERFIL DA ESCOLA, REUNIÕES DE PLANEJAMENTO COM OS MONITORES E COM A GESTÃO, LEITURA E S?NTESE DE TEXTOS TEÓRICOS, EDIÇÃO DE IMAGENS PARA TRABALHO DIDÁTICO, ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO, CONFECÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS. COMO DESDOBRAMENTO E REGISTRO DAS AÇÕES, AS MONITORAS ELABORARAM RELATOS DE EXPERIÊNCIA PARA APRESENTAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS, CONCRETIZANDO A QUESTÃO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "CINEMA, METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO FUNDAMENTAL, EXTENSÃO UNIVERSIT?RIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID982_19102019160621.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SENYRA MARTINS CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "SENYRA M CAVALCANTI " "autor_email" => "senyra.cavalcanti@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64658 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 357 "inscrito_id" => 982 "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "DESDE O FINAL DO SÉCULO XIX, O CINEMA SE CARACTERIZA COMO UMA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE GRANDE VISIBILIDADE E ACEITAÇÃO NO QUADRO DE REFERÊNCIA DA CULTURA DE MASSA. NO QUE DIZ RESPEITO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, APENAS COM O ADVENTO DA MICRO-HISTÓRIA, ? QUE A UTILIZAÇÃO DO CINEMA PASSA A SER CONCEBIDA COMO UMA ?NOVA LINGUAGEM?, MAS DE DIFÍCIL TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM FACE ÀS SUAS ESPECIFICIDADES, EXIBIDOS SEM UMA ABORDAGEM DIDÁTICO APROPRIADA. A FIM DE SUPERAR TAIS QUESTÕES, O PROJETO DE EXTENSÃO O CINEMA E A EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (PROEX/UEPB, COTA 2017-2018), PROP?S UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, E IMPLEMENTOU EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO PERÍODO DE FEVEREIRO A DEZEMBRO DE 2018, EM 18 TURMAS DO 6º AO 9º ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, NAS SEGUINTES TEMÁTICAS: ORIGENS HUMANAS NA PRÉ-HISTÓRIA, O TRABALHO INFANTIL NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, A MULHER NO PERÍODO MEDIEVAL, O CANGA?O, A RESILIÊNCIA E A LUTA PELOS DIREITOS CIVIS, A VIOLÊNCIA DOM?STICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER, A MITOLOGIA GREGA, O AMOR ROM?NTICO NO PERÍODO MEDIEVAL, DENTRE OUTROS. O REFERENCIAL TEÓRICO DO CURSO E DO PROJETO ? COMPOSTO POR: O CINEMA COMO FONTE DA HISTÓRIA, EM FERRO; AS RELAÇÕES ENTRE CINEMA E HISTÓRIA, A PARTIR DE ROSENSTONE E MORETTIN; A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE FILMES HISTÓRICOS, SEGUNDO LAGNY E GARD?S. A METODOLOGIA DE TRABALHO INCLUI: VISITAS ? ESCOLA, CONFECÇÃO DO PERFIL DA ESCOLA, REUNIÕES DE PLANEJAMENTO COM OS MONITORES E COM A GESTÃO, LEITURA E S?NTESE DE TEXTOS TEÓRICOS, EDIÇÃO DE IMAGENS PARA TRABALHO DIDÁTICO, ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO, CONFECÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS. COMO DESDOBRAMENTO E REGISTRO DAS AÇÕES, AS MONITORAS ELABORARAM RELATOS DE EXPERIÊNCIA PARA APRESENTAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS, CONCRETIZANDO A QUESTÃO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "CINEMA, METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO FUNDAMENTAL, EXTENSÃO UNIVERSIT?RIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID982_19102019160621.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SENYRA MARTINS CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "SENYRA M CAVALCANTI " "autor_email" => "senyra.cavalcanti@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }