Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PROJETO DE EXTENSÃO CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: CINEMA, METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO FUNDAMENTAL, EXTENSÃO UNIVERSIT?RIA Pôster (PO) GT-06 – Ensino de História e formação docente
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64658
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 357
    "inscrito_id" => 982
    "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "DESDE O FINAL DO SÉCULO XIX, O CINEMA SE CARACTERIZA COMO UMA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE GRANDE VISIBILIDADE E ACEITAÇÃO NO QUADRO DE REFERÊNCIA DA CULTURA DE MASSA. NO QUE DIZ RESPEITO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, APENAS COM O ADVENTO DA MICRO-HISTÓRIA, ? QUE A UTILIZAÇÃO DO CINEMA PASSA A SER CONCEBIDA COMO UMA ?NOVA LINGUAGEM?, MAS DE DIFÍCIL TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM FACE ÀS SUAS ESPECIFICIDADES, EXIBIDOS SEM UMA ABORDAGEM DIDÁTICO APROPRIADA. A FIM DE SUPERAR TAIS QUESTÕES, O PROJETO DE EXTENSÃO O CINEMA E A EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (PROEX/UEPB, COTA 2017-2018), PROP?S UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, E IMPLEMENTOU EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO PERÍODO DE FEVEREIRO A DEZEMBRO DE 2018, EM 18 TURMAS DO 6º AO 9º ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, NAS SEGUINTES TEMÁTICAS: ORIGENS HUMANAS NA PRÉ-HISTÓRIA, O TRABALHO INFANTIL NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, A MULHER NO PERÍODO MEDIEVAL, O CANGA?O, A RESILIÊNCIA E A LUTA PELOS DIREITOS CIVIS, A VIOLÊNCIA DOM?STICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER, A MITOLOGIA GREGA, O AMOR ROM?NTICO NO PERÍODO MEDIEVAL, DENTRE OUTROS. O REFERENCIAL TEÓRICO DO CURSO E DO PROJETO ? COMPOSTO POR: O CINEMA COMO FONTE DA HISTÓRIA, EM FERRO; AS RELAÇÕES ENTRE CINEMA E HISTÓRIA, A PARTIR DE ROSENSTONE E MORETTIN; A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE FILMES HISTÓRICOS, SEGUNDO LAGNY E GARD?S. A METODOLOGIA DE TRABALHO INCLUI: VISITAS ? ESCOLA, CONFECÇÃO DO PERFIL DA ESCOLA, REUNIÕES DE PLANEJAMENTO COM OS MONITORES E COM A GESTÃO, LEITURA E S?NTESE DE TEXTOS TEÓRICOS, EDIÇÃO DE IMAGENS PARA TRABALHO DIDÁTICO, ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO, CONFECÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS. COMO DESDOBRAMENTO E REGISTRO DAS AÇÕES, AS MONITORAS ELABORARAM RELATOS DE EXPERIÊNCIA PARA APRESENTAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS, CONCRETIZANDO A QUESTÃO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "CINEMA, METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO FUNDAMENTAL, EXTENSÃO UNIVERSIT?RIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID982_19102019160621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SENYRA MARTINS CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "SENYRA M CAVALCANTI "
    "autor_email" => "senyra.cavalcanti@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64658
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 357
    "inscrito_id" => 982
    "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "DESDE O FINAL DO SÉCULO XIX, O CINEMA SE CARACTERIZA COMO UMA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE GRANDE VISIBILIDADE E ACEITAÇÃO NO QUADRO DE REFERÊNCIA DA CULTURA DE MASSA. NO QUE DIZ RESPEITO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, APENAS COM O ADVENTO DA MICRO-HISTÓRIA, ? QUE A UTILIZAÇÃO DO CINEMA PASSA A SER CONCEBIDA COMO UMA ?NOVA LINGUAGEM?, MAS DE DIFÍCIL TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM FACE ÀS SUAS ESPECIFICIDADES, EXIBIDOS SEM UMA ABORDAGEM DIDÁTICO APROPRIADA. A FIM DE SUPERAR TAIS QUESTÕES, O PROJETO DE EXTENSÃO O CINEMA E A EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (PROEX/UEPB, COTA 2017-2018), PROP?S UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, E IMPLEMENTOU EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO PERÍODO DE FEVEREIRO A DEZEMBRO DE 2018, EM 18 TURMAS DO 6º AO 9º ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, NAS SEGUINTES TEMÁTICAS: ORIGENS HUMANAS NA PRÉ-HISTÓRIA, O TRABALHO INFANTIL NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, A MULHER NO PERÍODO MEDIEVAL, O CANGA?O, A RESILIÊNCIA E A LUTA PELOS DIREITOS CIVIS, A VIOLÊNCIA DOM?STICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER, A MITOLOGIA GREGA, O AMOR ROM?NTICO NO PERÍODO MEDIEVAL, DENTRE OUTROS. O REFERENCIAL TEÓRICO DO CURSO E DO PROJETO ? COMPOSTO POR: O CINEMA COMO FONTE DA HISTÓRIA, EM FERRO; AS RELAÇÕES ENTRE CINEMA E HISTÓRIA, A PARTIR DE ROSENSTONE E MORETTIN; A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE FILMES HISTÓRICOS, SEGUNDO LAGNY E GARD?S. A METODOLOGIA DE TRABALHO INCLUI: VISITAS ? ESCOLA, CONFECÇÃO DO PERFIL DA ESCOLA, REUNIÕES DE PLANEJAMENTO COM OS MONITORES E COM A GESTÃO, LEITURA E S?NTESE DE TEXTOS TEÓRICOS, EDIÇÃO DE IMAGENS PARA TRABALHO DIDÁTICO, ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO, CONFECÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS. COMO DESDOBRAMENTO E REGISTRO DAS AÇÕES, AS MONITORAS ELABORARAM RELATOS DE EXPERIÊNCIA PARA APRESENTAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS, CONCRETIZANDO A QUESTÃO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "CINEMA, METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO FUNDAMENTAL, EXTENSÃO UNIVERSIT?RIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID982_19102019160621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SENYRA MARTINS CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "SENYRA M CAVALCANTI "
    "autor_email" => "senyra.cavalcanti@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

DESDE O FINAL DO SÉCULO XIX, O CINEMA SE CARACTERIZA COMO UMA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE GRANDE VISIBILIDADE E ACEITAÇÃO NO QUADRO DE REFERÊNCIA DA CULTURA DE MASSA. NO QUE DIZ RESPEITO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, APENAS COM O ADVENTO DA MICRO-HISTÓRIA, ? QUE A UTILIZAÇÃO DO CINEMA PASSA A SER CONCEBIDA COMO UMA ?NOVA LINGUAGEM?, MAS DE DIFÍCIL TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM FACE ÀS SUAS ESPECIFICIDADES, EXIBIDOS SEM UMA ABORDAGEM DIDÁTICO APROPRIADA. A FIM DE SUPERAR TAIS QUESTÕES, O PROJETO DE EXTENSÃO O CINEMA E A EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (PROEX/UEPB, COTA 2017-2018), PROP?S UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, E IMPLEMENTOU EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO PERÍODO DE FEVEREIRO A DEZEMBRO DE 2018, EM 18 TURMAS DO 6º AO 9º ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, NAS SEGUINTES TEMÁTICAS: ORIGENS HUMANAS NA PRÉ-HISTÓRIA, O TRABALHO INFANTIL NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, A MULHER NO PERÍODO MEDIEVAL, O CANGA?O, A RESILIÊNCIA E A LUTA PELOS DIREITOS CIVIS, A VIOLÊNCIA DOM?STICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER, A MITOLOGIA GREGA, O AMOR ROM?NTICO NO PERÍODO MEDIEVAL, DENTRE OUTROS. O REFERENCIAL TEÓRICO DO CURSO E DO PROJETO ? COMPOSTO POR: O CINEMA COMO FONTE DA HISTÓRIA, EM FERRO; AS RELAÇÕES ENTRE CINEMA E HISTÓRIA, A PARTIR DE ROSENSTONE E MORETTIN; A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE FILMES HISTÓRICOS, SEGUNDO LAGNY E GARD?S. A METODOLOGIA DE TRABALHO INCLUI: VISITAS ? ESCOLA, CONFECÇÃO DO PERFIL DA ESCOLA, REUNIÕES DE PLANEJAMENTO COM OS MONITORES E COM A GESTÃO, LEITURA E S?NTESE DE TEXTOS TEÓRICOS, EDIÇÃO DE IMAGENS PARA TRABALHO DIDÁTICO, ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO, CONFECÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS. COMO DESDOBRAMENTO E REGISTRO DAS AÇÕES, AS MONITORAS ELABORARAM RELATOS DE EXPERIÊNCIA PARA APRESENTAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS, CONCRETIZANDO A QUESTÃO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.