DESDE O FINAL DO SÉCULO XIX, O CINEMA SE CARACTERIZA COMO UMA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE GRANDE VISIBILIDADE E ACEITAÇÃO NO QUADRO DE REFERÊNCIA DA CULTURA DE MASSA. NO QUE DIZ RESPEITO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, APENAS COM O ADVENTO DA MICRO-HISTÓRIA, ? QUE A UTILIZAÇÃO DO CINEMA PASSA A SER CONCEBIDA COMO UMA ?NOVA LINGUAGEM?, MAS DE DIFÍCIL TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM FACE ÀS SUAS ESPECIFICIDADES, EXIBIDOS SEM UMA ABORDAGEM DIDÁTICO APROPRIADA. A FIM DE SUPERAR TAIS QUESTÕES, O PROJETO DE EXTENSÃO O CINEMA E A EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (PROEX/UEPB, COTA 2017-2018), PROP?S UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, E IMPLEMENTOU EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO PERÍODO DE FEVEREIRO A DEZEMBRO DE 2018, EM 18 TURMAS DO 6º AO 9º ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, NAS SEGUINTES TEMÁTICAS: ORIGENS HUMANAS NA PRÉ-HISTÓRIA, O TRABALHO INFANTIL NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, A MULHER NO PERÍODO MEDIEVAL, O CANGA?O, A RESILIÊNCIA E A LUTA PELOS DIREITOS CIVIS, A VIOLÊNCIA DOM?STICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER, A MITOLOGIA GREGA, O AMOR ROM?NTICO NO PERÍODO MEDIEVAL, DENTRE OUTROS. O REFERENCIAL TEÓRICO DO CURSO E DO PROJETO ? COMPOSTO POR: O CINEMA COMO FONTE DA HISTÓRIA, EM FERRO; AS RELAÇÕES ENTRE CINEMA E HISTÓRIA, A PARTIR DE ROSENSTONE E MORETTIN; A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE FILMES HISTÓRICOS, SEGUNDO LAGNY E GARD?S. A METODOLOGIA DE TRABALHO INCLUI: VISITAS ? ESCOLA, CONFECÇÃO DO PERFIL DA ESCOLA, REUNIÕES DE PLANEJAMENTO COM OS MONITORES E COM A GESTÃO, LEITURA E S?NTESE DE TEXTOS TEÓRICOS, EDIÇÃO DE IMAGENS PARA TRABALHO DIDÁTICO, ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO, CONFECÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS. COMO DESDOBRAMENTO E REGISTRO DAS AÇÕES, AS MONITORAS ELABORARAM RELATOS DE EXPERIÊNCIA PARA APRESENTAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS, CONCRETIZANDO A QUESTÃO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.