DIANTE DAS DIVERSAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS NO QUE SE REFERE A POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS, ERA ESSENCIAL A BUSCA POR METODOLOGIAS DE ENSINO QUE SE DISTANCIAM DO TRADICIONAL E PROMOVAM O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA ATIVA E APRENDIZADO DO CONTEÚDO DE UMA MANEIRA MAIS SATISFATÓRIA. DIANTE DISSO E TENDO CONHECIMENTO DAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DOS JOGOS, ESSE TRABALHO APRESENTA UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO UNO DE POT?NCIAS EM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EEEFM MONSENHOR JOSÉ BORGES DE CARVALHO, NA CIDADE DA ALAGOA NOVA - PB. A REALIZAÇÃO DESSA ATIVIDADE TORNOU-SE POSSÍVEL DEVIDO AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E AO APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). TENDO COMO OBJETIVO DIMINUIR ESSAS BARREIRAS QUE OS ALUNOS ENFRENTAM NO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO, CONFECCIONAMOS CARTAS CONTENDO EXPRESSÕES ENVOLVENDO POTENCIAS E RA?ZES. COM ISSO, PERCEBEMOS QUE O JOGO TORNOU O CONTEÚDO UM POUCO MAIS DIVERTIDO DE SE APRENDER, ALÉM DE PROMOVER A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS. DE MODO GERAL, VIMOS QUE OS JOGOS SÃO METODOLOGIAS QUE TRAZEM O INTERESSE DO ALUNO PARA O APRENDIZADO DE UMA FORMA MAIS PRAZEROSAS, FAZENDO O MESMO APRENDE MESMO SEM PERCEBER, ALÉM DE SER UMA GRANDE CARTA A SE USAR NO ENSINO, TENDO MUITOS BENEFÍCIOS NÃO S? O DA DIVERSÃO.