RESUMO: O PRESENTE TRABALHO TRAZ UMA S?NTESE DO PROJETO EXPLORANDO O MUNDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS, NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO LETRAS ? PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ? CAMPUS III, SITUADA EM GUARABIRA, PB, DESENVOLVIDO NA EMEF AGRIPINO RIBEIRO FILHO, EM SÉRIES DE 9º ANOS, NA CIDADE DE ARAÇAGI - PB. O OBJETIVO ? ESTIMULAR A PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA MEDIANTE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS COMO F?BULA, RECEITA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, CONTO, POESIA E AUTOBIOGRAFIA, PROPONDO ESTRATÉGIAS QUE VISEM MINIMIZAR AS DIFICULDADES RELACIONADAS ? LEITURA E A ESCRITA. A QUESTÃO-PROBLEMA ORIENTADORA DO ESTUDO FOI A DIFICULDADE DE COMPREENSÃO TEXTUAL DOS ALUNOS. PARA A METODOLOGIA DE TRABALHO FOI ELABORADA UMA FICHA DE LEITURA COM QUESTÕES QUE PERMITISSEM AO ALUNO PESQUISAR E INTERAGIR COM LIVROS PARADIDÁTICOS AO MESMO TEMPO UTILIZANDO UMA RELAÇÃO DE ESTUDO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS APONTADOS. NESTE CONTEXTO, O TRABALHO UTILIZA-SE TEORICAMENTE DOS ESTUDOS DE MARCUSCHI (2008), QUE DISCORRE A RESPEITO DOS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS, KOCH E ELIAS (2015), TRATAM SOBRE LEITURA POR MEIO DA COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS, E NOS ESTUDOS DA TEÓRICA ANTUNES (2009), QUE DISCORRE SOBRE COMO AS AULAS DE PORTUGUÊS DEVEM ACONTECER NO ENSINO/APRENDIZAGEM. COMO RESULTADO DO ESTUDO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE EMBORA A DIFICULDADE DE LEITURA, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO EXISTA, ESSA CONDIÇÃO PODE SER REVERTIDA A PARTIR DE UM TRABALHO ESPEC?FICO, VISANDO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO ALUNO.