TRABALHANDO A ARGUMENTAÇÃO A PARTIR DA TEMÁTICA ?ATLETAS TRANGÊNEROS NO ESPORTE?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64719 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 410 "inscrito_id" => 149 "titulo" => "TRABALHANDO A ARGUMENTAÇÃO A PARTIR DA TEMÁTICA ?ATLETAS TRANGÊNEROS NO ESPORTE?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO DESTINA-SE A RELATAR AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS VIVIDAS DURANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, AS INTERVENÇÕES OCORRERAM EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTEIRO-PB, TENDO COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DO 9º ANO. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA TINHA POR BASE IDENTIFICAR A TESE E OS ARGUMENTOS DE UM TEXTO, UTILIZADO COMO SUPORTE A TEMÁTICA ?TRANSGÊNEROS NO ESPORTE?. FORAM MINISTRADAS AO TODO 07 (SETE) AULAS; O INTUITO DAS AULAS FOI ORIENTAR OS ALUNOS PARA QUE PUDESSEM IDENTIFICAR A TESE DOS TEXTOS LIDOS E LOGO APÓS LOCALIZASSEM O QUE SERIAM OS ARGUMENTOS E AS OPINIÕES DAS AUTORAS, TENDO EM VISTA QUE OS DESCRITORES A SEREM TRABALHADOS DURANTE AS AULAS DEVERIAM SER RESPECTIVAMENTE: IDENTIFICAR A TESE DE UM TEXTO; ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A TESE E OS ARGUMENTOS OFERECIDOS PARA SUSTENT?-LA; DISTINGUIR UM FATO DA OPINIÃO RELATIVA A ESSE FATO; RECONHECER DIFERENTES FORMAS DE TRATAR UMA INFORMAÇÃO NA COMPARAÇÃO DE TEXTOS QUE TRATAM DO MESMO TEMA EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES EM QUE ELE FOI PRODUZIDO E DAQUELAS EM QUE SERÁ RECEBIDO E RECONHECER POSIÇÕES DISTINTAS ENTRE DUAS OU MAIS OPINIÕES RELATIVAS AO MESMO FATO OU AO MESMO TEMA. PARA TANTO, FIZEMOS USO INICIALMENTE DE UMA REPORTAGEM E DOIS TEXTOS (UMA CARTA ABERTA AO COMIT? OL?MPICO INTERNACIONAL (COI) REDIGIDA PELA EX-JOGADORA DE VOLEIBOL, ANA PAULA HENKEL. E, O ARTIGO DE OPINIÃO DA CIENTISTA JOANNA HAPPER). OS DISCENTES NÃO APRESENTARAM DIFICULDADES COM RELAÇÃO ? COMPREENSÃO DA INTERTEXTUALIDADE, ENTRETANTO, HOUVE UM GRANDE NÚMERO QUE SENTIU DIFICULDADE EM DIFERENCIAR ARGUMENTOS DE OPINIÕES. NOSSO MAIOR OBJETIVO FOI PREPARAR OS ALUNOS PARA A PROVA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB), SEM DEIXAR DE LADO O DIÁLOGO SOBRE TEMAS RELEVANTES. CONCLUÍMOS QUE OS ESTUDANTES ESTAVAM ABERTOS PARA REFLETIR SOBRE ASSUNTO E FICARAM BASTANTES INSTIGADOS COM A PAUTA. ACREDITAMOS QUE DIANTE DA CONTEXTO ATUAL, DE ALTERAÇÕES NOS PARADIGMAS SOCIAL E CULTURAL, NECESSITA HAVER UMA MAIOR DISCUSSÃO ACERCA DAS NOVAS CONFIGURAÇÕES DE IDENTIDADE DE GÊNERO E DA PARTICIPAÇÃO DE TRANSGÊNEROS NO ESPORTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PROVA BRASIL, ARGUMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID149_19102019201419.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELLY VASCONCELOS SILVA" "autor_nome_curto" => "MIRELLY VASCONCELOS" "autor_email" => "mirellyvasconcelos1@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64719 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 410 "inscrito_id" => 149 "titulo" => "TRABALHANDO A ARGUMENTAÇÃO A PARTIR DA TEMÁTICA ?ATLETAS TRANGÊNEROS NO ESPORTE?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO DESTINA-SE A RELATAR AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS VIVIDAS DURANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, AS INTERVENÇÕES OCORRERAM EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTEIRO-PB, TENDO COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DO 9º ANO. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA TINHA POR BASE IDENTIFICAR A TESE E OS ARGUMENTOS DE UM TEXTO, UTILIZADO COMO SUPORTE A TEMÁTICA ?TRANSGÊNEROS NO ESPORTE?. FORAM MINISTRADAS AO TODO 07 (SETE) AULAS; O INTUITO DAS AULAS FOI ORIENTAR OS ALUNOS PARA QUE PUDESSEM IDENTIFICAR A TESE DOS TEXTOS LIDOS E LOGO APÓS LOCALIZASSEM O QUE SERIAM OS ARGUMENTOS E AS OPINIÕES DAS AUTORAS, TENDO EM VISTA QUE OS DESCRITORES A SEREM TRABALHADOS DURANTE AS AULAS DEVERIAM SER RESPECTIVAMENTE: IDENTIFICAR A TESE DE UM TEXTO; ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A TESE E OS ARGUMENTOS OFERECIDOS PARA SUSTENT?-LA; DISTINGUIR UM FATO DA OPINIÃO RELATIVA A ESSE FATO; RECONHECER DIFERENTES FORMAS DE TRATAR UMA INFORMAÇÃO NA COMPARAÇÃO DE TEXTOS QUE TRATAM DO MESMO TEMA EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES EM QUE ELE FOI PRODUZIDO E DAQUELAS EM QUE SERÁ RECEBIDO E RECONHECER POSIÇÕES DISTINTAS ENTRE DUAS OU MAIS OPINIÕES RELATIVAS AO MESMO FATO OU AO MESMO TEMA. PARA TANTO, FIZEMOS USO INICIALMENTE DE UMA REPORTAGEM E DOIS TEXTOS (UMA CARTA ABERTA AO COMIT? OL?MPICO INTERNACIONAL (COI) REDIGIDA PELA EX-JOGADORA DE VOLEIBOL, ANA PAULA HENKEL. E, O ARTIGO DE OPINIÃO DA CIENTISTA JOANNA HAPPER). OS DISCENTES NÃO APRESENTARAM DIFICULDADES COM RELAÇÃO ? COMPREENSÃO DA INTERTEXTUALIDADE, ENTRETANTO, HOUVE UM GRANDE NÚMERO QUE SENTIU DIFICULDADE EM DIFERENCIAR ARGUMENTOS DE OPINIÕES. NOSSO MAIOR OBJETIVO FOI PREPARAR OS ALUNOS PARA A PROVA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB), SEM DEIXAR DE LADO O DIÁLOGO SOBRE TEMAS RELEVANTES. CONCLUÍMOS QUE OS ESTUDANTES ESTAVAM ABERTOS PARA REFLETIR SOBRE ASSUNTO E FICARAM BASTANTES INSTIGADOS COM A PAUTA. ACREDITAMOS QUE DIANTE DA CONTEXTO ATUAL, DE ALTERAÇÕES NOS PARADIGMAS SOCIAL E CULTURAL, NECESSITA HAVER UMA MAIOR DISCUSSÃO ACERCA DAS NOVAS CONFIGURAÇÕES DE IDENTIDADE DE GÊNERO E DA PARTICIPAÇÃO DE TRANSGÊNEROS NO ESPORTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PROVA BRASIL, ARGUMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID149_19102019201419.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELLY VASCONCELOS SILVA" "autor_nome_curto" => "MIRELLY VASCONCELOS" "autor_email" => "mirellyvasconcelos1@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }