ESTE TRABALHO DESTINA-SE A RELATAR AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS VIVIDAS DURANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, AS INTERVENÇÕES OCORRERAM EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTEIRO-PB, TENDO COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DO 9º ANO. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA TINHA POR BASE IDENTIFICAR A TESE E OS ARGUMENTOS DE UM TEXTO, UTILIZADO COMO SUPORTE A TEMÁTICA ?TRANSGÊNEROS NO ESPORTE?. FORAM MINISTRADAS AO TODO 07 (SETE) AULAS; O INTUITO DAS AULAS FOI ORIENTAR OS ALUNOS PARA QUE PUDESSEM IDENTIFICAR A TESE DOS TEXTOS LIDOS E LOGO APÓS LOCALIZASSEM O QUE SERIAM OS ARGUMENTOS E AS OPINIÕES DAS AUTORAS, TENDO EM VISTA QUE OS DESCRITORES A SEREM TRABALHADOS DURANTE AS AULAS DEVERIAM SER RESPECTIVAMENTE: IDENTIFICAR A TESE DE UM TEXTO; ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A TESE E OS ARGUMENTOS OFERECIDOS PARA SUSTENT?-LA; DISTINGUIR UM FATO DA OPINIÃO RELATIVA A ESSE FATO; RECONHECER DIFERENTES FORMAS DE TRATAR UMA INFORMAÇÃO NA COMPARAÇÃO DE TEXTOS QUE TRATAM DO MESMO TEMA EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES EM QUE ELE FOI PRODUZIDO E DAQUELAS EM QUE SERÁ RECEBIDO E RECONHECER POSIÇÕES DISTINTAS ENTRE DUAS OU MAIS OPINIÕES RELATIVAS AO MESMO FATO OU AO MESMO TEMA. PARA TANTO, FIZEMOS USO INICIALMENTE DE UMA REPORTAGEM E DOIS TEXTOS (UMA CARTA ABERTA AO COMIT? OL?MPICO INTERNACIONAL (COI) REDIGIDA PELA EX-JOGADORA DE VOLEIBOL, ANA PAULA HENKEL. E, O ARTIGO DE OPINIÃO DA CIENTISTA JOANNA HAPPER). OS DISCENTES NÃO APRESENTARAM DIFICULDADES COM RELAÇÃO ? COMPREENSÃO DA INTERTEXTUALIDADE, ENTRETANTO, HOUVE UM GRANDE NÚMERO QUE SENTIU DIFICULDADE EM DIFERENCIAR ARGUMENTOS DE OPINIÕES. NOSSO MAIOR OBJETIVO FOI PREPARAR OS ALUNOS PARA A PROVA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB), SEM DEIXAR DE LADO O DIÁLOGO SOBRE TEMAS RELEVANTES. CONCLUÍMOS QUE OS ESTUDANTES ESTAVAM ABERTOS PARA REFLETIR SOBRE ASSUNTO E FICARAM BASTANTES INSTIGADOS COM A PAUTA. ACREDITAMOS QUE DIANTE DA CONTEXTO ATUAL, DE ALTERAÇÕES NOS PARADIGMAS SOCIAL E CULTURAL, NECESSITA HAVER UMA MAIOR DISCUSSÃO ACERCA DAS NOVAS CONFIGURAÇÕES DE IDENTIDADE DE GÊNERO E DA PARTICIPAÇÃO DE TRANSGÊNEROS NO ESPORTE.