O ENSINO DE MATEMÁTICA ? ENVOLTO DE DESAFIOS DIVERSOS. A DISCIPLINA ? ESTIGMATIZADA PELOS ALUNOS PELA IDEIA DE MATÉRIA MUITO DIFÍCIL, COM ALTO NÍVEL DE ABSTRAÇÃO, AINDA MUITO CENTRADA NA MEMORIZAÇÃO E MECANIZAÇÃO. O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS (MD) SURGE COMO PONTENCIALIDADES DE PROPORCIONAR MAIOR INTERAÇÃO PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS, ALÉM DE EXPLORAR CONCEITOS E COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS COM MANIPULAÇÃO DE OBJETOS, FACILITANDO A APRENDIZAGEM DISCENTE. ESTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR EXPERIÊNCIA DECORRENTE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS VII DA UEPB TRABALHANDO O CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA POR MEIO DO USO DE MD. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CONTENDO FASE TEÓRICA E EMPÍRICA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA. AS PROPOSTAS DIDÁTICAS SOBRE OS CONTEÚDOS DE TRIGONOMETRIA FORAM APLICADAS EM DUAS SEMANAS LETIVAS NAS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, NAS AULAS DE PRÁTICA EXPERIMENTAL DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL LOCALIZADA NA CIDADE DE PATOS-PB. DA APLICAÇÃO DA PROPOSTA DIDÁTICA PARTICIPARAM QUATRO (04) TURMAS, TOTALIZANDO APROXIMADAMENTE CENTO E DEZ (110) ALUNOS. A INTERVENÇÃO DIDÁTICA FOI APLICADA COM A PRESENÇA DO PROFESSOR TITULAR DE CADA TURMA. COM O DESENVOLVIMENTO DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS OBSERVOU-SE QUE OS DISCENTES SE SENTIRAM INSTIGADOS, DEMONSTRANDO-SE MOTIVADOS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, UMA VEZ QUE, PARTICIPARAM DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ADQUIRIRAM COMPETÊNCIAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS EXPLORADOS, TAIS COMO CICLO TRIGONOMÉTRICO, ÂNGULOS E AS FUNÇÕES PERIÓDICA COM SUAS PROPRIEDADES.