A DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA VEM AUMENTANDO AO LONGO DOS ANOS, ESTE FATO PODE SER OBSERVADO EM QUALQUER PESQUISA, REALIZADA SEM COMPROMISSO, COM ALUNOS DE QUALQUER NÍVEL DE ESCOLARIDADE. NA BUSCA DE MELHORAR ESTE CEN?RIO MUITOS PROFESSORES TÊM DEFENDIDO UM ENSINO VOLTADO AO COTIDIANO DO ALUNO. DESSA FORMA, OBJETIVANDO HARMONIZAR O ENSINO DE UM CONTEÚDO ABSTRATO PARA ALGO MAIS CONCRETO FOI PENSADO EM TRABALHAR COM EXPRESSÕES ALG?BRICAS DE FORMA LÚDICA, REALIZOU-SE ENTÃO UMA ATIVIDADE COM A UTILIZAÇÃO DO TANGRAM PARA INTRODUZIR O CONTEÚDO PROPOSTO. A ATIVIDADE FOI REALIZADA EM CONSON?NCIA COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ? UEPB, EM UMA TURMA DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMPOSTA POR 42 ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA. FORAM SEPARADOS POR DUPLAS E DIVIDIDA EM CINCO ETAPAS: A PRIMEIRA FOI A MONTAGEM DE FIGURAS GEOMÉTRICAS COM O TANGRAM; A SEGUNDA ? MEDIÇÃO DE CADA LADO DA PE?A DO TANGRAM; A TERCEIRA FOI FEITA UMA RELAÇÃO DE CADA LADO DE MESMA MEDIDA COM UMA INC?GNITA; QUARTA A ESTRUTURAÇÃO DE UMA EXPRESSÃO ALG?BRICA QUE REPRESENTASSE O PERÍMETRO DA FIGURA CONSTRUÍDA POR CADA DUPLA; E A ÚLTIMA FOI REALIZADO O C?LCULO DO VALOR NUMÉRICO DO PERÍMETRO A PARTIR DA EXPRESSÃO OBTIDA. AO FINAL DA ATIVIDADE FICOU EVIDENTE QUE TODOS ENTENDERAM A PROPOSTA DO TRABALHO, RELATANDO QUE COMEÇARAM A ENTENDER O SIGNIFICADO DA INC?GNITA EM UMA EXPRESSÃO ALG?BRICA E DEIXANDO COMPROVADO QUE O ENSINO DA MATEMÁTICA FICA MAIS F?CIL QUANDO CONCILIADO COM ATIVIDADES CONCRETAS.