ESTE TRABALHO ? UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÍDIA NA ESCOLA ECIT JOSÉ LEITE DE SOUSA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO - PB. TRABALHAMOS COM O DOMIN? TRIGONOMÉTRICO APÓS ESTUDARMOS O CONTEÚDO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NA CIRCUNFERÊNCIA. AS PEÇAS DO DOMIN? ENVOLVIAM PROBLEMAS RELACIONADOS AO SENO, COSSENO, TANGENTE E OS ÂNGULOS NOTÁVEIS. ESTE MATERIAL FOI PRODUZIDO POR INTEGRANTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E TEVE O OBJETIVO DE INTRODUZIR O CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA, UTILIZANDO O MATERIAL MANIPULATIVO, O DOMIN? TRIGONOMÉTRICO. APÓS A UTILIZAÇÃO DO DOMIN? TRIGONOMÉTRICO, ANALISAMOS QUE OS ALUNOS JÁ ESTAVAM CIENTES DO CONTEÚDO SOBRE AS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS ? OS ÂNGULOS NOTÁVEIS E O SINAL DOS QUADRANTES NA CIRCUNFERÊNCIA, O DOMIN? COLABOROU PARA APERFEIÇOAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM SALA DE AULA E TAMBÉM PARA SE DIVERTIR. DESSA FORMA, O DOMIN? TRIGONOMÉTRICO PODE E DEVE SER USADO COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. SEU USO PODER? TORNAR A APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA INTERESSANTE E QUE NÃO SEJA CANSATIVO, DEIXANDO DE LADO UM POUCO O QUADRO NEGRO, O GIZ E O LIVRO DIDÁTICO, MAS QUE NÃO DEIXE DE ENSINAR A MATEMÁTICA DE FORMA COERENTE. PODEMOS TROCAR AS ATIVIDADES HABITUAIS POR OUTRAS QUE POSSAM VIR A MOTIVAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E, CONSEQUENTEMENTE, O ENSINO DO PROFESSOR.