A AQUISIÇÃO DA ESCRITA PARA A CRIANÇA ? ALGO BASTANTE COMPLEXO E QUE SE TORNA UM DESAFIO PARA O PROFESSOR PROCURAR INOVAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA QUE HAJA QUALIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZADO INFANTIL. PORTANTO, COMPETE AO DOCENTE INVESTIGAR METODOLOGIAS QUE INSTIGUEM AO ALUNO O QUERER APRENDER FAZENDO COM QUE A AQUISIÇÃO DA LEITURA SEJA DELEITE. ASSIM, ESSA PESQUISA APRESENTA ENQUANTO OBJETIVO RELATAR SOBRE ALGUMAS PRÁTICAS DE ESCRITA (ALFABETIZAÇÃO) DESENVOLVIDAS POR UMA DOCENTE EM UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE - PB. DE CUNHO QUALITATIVO, TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO NO QUAL FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES IN L?CUS. ALÉM DE TAMBÉM DE TER UM OLHAR BIBLIOGRÁFICO, POIS NOS REPORTAMOS A ESTUDOS TEÓRICOS SOBRE O ASSUNTO COM BASE NAS CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS ESTUDIOSOS COMO FERREIRO (1985) E TEBEROSKY (1985). CONCLUI-SE QUE A MANEIRA COMO O PROFESSOR DESENVOLVE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA PODE FACILITAR O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DA CRIANÇA.