O HOMEM TEM DEGRADADO CADA VEZ MAIS O MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DA PRODUÇÃO INTENSA DE RES?DUOS SÓLIDOS EM VIRTUDE DO CRESCIMENTO POPULACIONAL E INDUSTRIAL, ASSIM COMPROMETENDO A CAPACIDADE SUPORTE DOS SISTEMAS NATURAIS. DIANTE DISSO, SURGE A PEDAGOGIA DOS 3RS (REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR) COMO ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DOS RES?DUOS SÓLIDOS. SENDO UM DOS MAIORES DESAFIOS ATUAIS FORMAR E MANTER COMUNIDADES SUSTENT?VEIS. TENDO EM VISTA ISSO, A ESCOLA PODE SER UM ESPAÇO CATALISADOR, POIS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO ? POSSÍVEL ESTIMULAR A CIDADANIA CONSCIENTE. ISSO LEVOU AO INTERESSE DE UTILIZAR A VIVÊNCIA ENQUANTO BOLSISTA NO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA INSERIR A PEDAGOGIA DOS 3R?S, MAS PRECISAMENTE FOCANDO NO PROCESSO DE REUTILIZAÇÃO DOS RES?DUOS SÓLIDOS COMO FORMA DE ESTIMULAR A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DOS DIVERSOS TEMAS QUE ENVOLVEM A CRISE AMBIENTAL ATUAL. O OBJETIVO DO ARTIGO ? RELATAR COMO OCORREU E QUAIS FORAM OS RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS ?TEIS ATRAVÉS DA TRANSFORMAÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO DE RES?DUOS SÓLIDOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, COM UMA TURMA DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA E.M.E.F. CEAI GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB. ATRAVÉS DA ATIVIDADE FORAM PRODUZIDOS VÁRIOS OBJETOS COM DIFERENTES FUNÇÕES, ALÉM DISSO, A PROPOSTA ESTIMULOU NOS ALUNOS A AUTENTICIDADE, RESPONSABILIDADE, CRIATIVIDADE E COLETIVIDADE. TODOS ESSES FATORES SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A BUSCA DA CONSCIÊNCIA SUSTENT?VEL, POIS LEVAM OS ALUNOS A SEREM ATIVOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FAZEM COM QUE ELES SE SINTAM CAPAZES DE GERAR TRANSFORMAÇÕES.