ESTE TRABALHO TEM O INTUITO DE APRESENTAR O CONJUNTO DE AÇÕES DESENVOLVIDAS A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS-UEPB/CAMPUS I, SOBRE AS PRODUÇÕES DO GÊNERO HAIKAI FEITAS PELOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, NA E.E.E.F.M. FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO, NA CIDADE DE QUEIMADAS - PB. PARA O NOSSO ESTUDO, SELECIONAMOS UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA QUALITATIVA, REALIZADA POR MEIO DE PESQUISAS EM LIVROS, COMO TAMBÉM POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO, FEITA ATRAVÉS DA INTERVENÇÃO COLABORATIVA EM SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO EMBASAMENTO TEÓRICO OS AUTORES ANTUNES (2003), C?NDIDO (1989), CEREJA (2005) E IURA (2007). BUSCAMOS DESENVOLVER, EM CLASSE, HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA, TRABALHANDO DESDE A INTERPRETAÇÃO ATÉ A PRODUÇÃO DO GÊNERO ESTUDADO. ASSIM, ACOMPANHAMOS O PROCESSO DE AMADURECIMENTO DO CONTATO COM A POESIA ATÉ SUA CRIAÇÃO, ALIADA ? TEMÁTICA DA CULTURA POPULAR NORDESTINA. DESSA FORMA, CONSIDERAMOS QUE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DA POESIA HAKA?STA PROPORCIONOU AOS APRENDIZES UM MELHOR DESEMPENHO INTERPRETATIVO E CRÍTICO, ALÉM DO APRIMORAMENTO BÁSICO DO LETRAMENTO LINGUIST?CO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA.