O PRESENTE TRABALHO RELATA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ?A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA MULHER E SUAS CONQUISTAS?. TRATA-SE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID, NO 2º ANO ?B?, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA OBD?LIA DANTAS. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO TRABALHAR DE FORMA SUCINTA DETERMINADAS FIGURAS QUE TIVERAM RELEVANTE DESTAQUE NAS SUAS RESPECTIVAS ÁREAS DE ATUAÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO FATORES COMO O PROCESSO HISTÓRICO E SUAS DEMAIS CONQUISTAS. UTILIZAMOS COMO ?NCORA PRINCIPAL A OBRA SEGUNDO SEXO DE SIMONE DE BEAUVOIR, COM O AUXÍLIO DE OUTRAS FIGURAS COMO CLARICE LISPECTOR E MARIA DA PENHA, POR ENTENDEREM E FAZEREM PARTE DA LUTA FEMININA AO LONGO DOS ANOS. PARA QUE PUD?SSEMOS ATENDER ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS E ASSIM COMPREENDERMOS QUAIS ASPECTOS ESTAVAM MAIS DEFASADOS EM RELAÇÃO ? TEMÁTICA, INICIAMOS O PROJETO COM A APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS TEMÁTICOS E UMA PESQUISA DIAGNÓSTICA. AO COLHERMOS OS RESULTADOS, PUDEMOS ASSIM DESENVOLVER ATIVIDADES TANTO INTERATIVAS COMO EXPLICATIVAS QUE PUDESSEM AUXILIAR OS ALUNOS NA ABORDAGEM DESTE NOVO ASSUNTO. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, O NOSSO TRABALHO TEVE COMO INTUITO EXAMINAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS ACERCA DO TEMA EM QUESTÃO, BEM COMO ESCLARECER QUESTÕES COMO DESIGUALDADE DE GÊNERO E EMPODERAMENTO FEMININO.