A ESCRITA DE TEXTOS DEVE SER UM DOS EIXOS ESTRUTURANTES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE MANEIRA QUE O ALUNO CONSIGA, POR MEIO DA PRODUÇÃO DE DIVERSOS GÊNEROS, SE APROPRIAR DA ESCRITA COMO FERRAMENTA SOCIAL E INTERVIR NAS DIVERSAS INSTÂNCIAS EM QUE ESSA FERRAMENTA SE FIZER NECESSÁRIA. ENTRETANTO, O EXERCÍCIO DA ESCRITA ? UMA PRÁTICA INERENTE, AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, NOTAMOS QUE O EXERCÍCIO DA REESCRITA NÃO ? UMA PRÁTICA TÃO CORRIQUEIRA ASSIM. A AUSÊNCIA DE TAL PRÁTICA LEVA ? CREN?A DE QUE A ESCRITA ? UM DOM E, PORTANTO, INACESS?VEL PARA AQUELES QUE NÃO FORAM ILUMINADOS, QUANDO, NA REALIDADE, A ESCRITA ? UM PROCESSO DO QUAL A REESCRITA ? UMA ETAPA DE SUMA IMPORTÂNCIA. CONSIDERANDO-SE, ENTÃO, A IMPORTÂNCIA QUE O PAR ESCRITA/REESCRITA TEM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITA DOS ALUNOS, ESTE TRABALHO DETER-SE-? NA APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ESCRITA E REESCRITA A PARTIR DO GÊNERO ?MEMÓRIAS LITERÁRIAS?. A PROPOSTA QUE IREMOS APRESENTAR FOI VIVENCIADA EM UMA TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA CIDADE DE MONTEIRO ONDE TEMOS REALIZADO INTERVENÇÕES DIDÁTICAS COMO PARTE DE NOSSAS AÇÕES COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID). SUBSIDIAMO-NOS, NA ELABORAÇÃO DE TAL PROPOSTA, NAS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE SERCUNDES (2004), JESUS (2004).