O ENSINO DE GEOGRAFIA NO TRANSCORRER DOS ANOS VEM PASSANDO POR SIGNIFICATIVAS MUDANÇAS E DISCUSSÕES NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ÁREA. COM A FINALIDADE DE TRAZER SIGNIFICATIVAS CONTRIBUIÇÕES A ESSA SEARA DO SABER, FOI DESENVOLVIDA A PROPOSTA DE TRABALHAR A RELAÇÃO CAMPO-CIDADE NA MEDIAÇÃO DE CONTEÚDOS DA DISCIPLINA SOB UMA PERSPECTIVA DIFERENTE: A COLABORAÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO. O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO DURANTE O PERÍODO DE REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB, EM TURMA DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. O PROJETO DE PESQUISA FOI DESENVOLVIDO SOB A TIPAGEM QUALITATIVA, NA MODALIDADE COLABORATIVA, COM O INTUITO DE MODIFICAR A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS ESPAÇOS AGRÁRIO E URBANO TRA?ANDO UM PERFIL DE COMPLEMENTAÇÃO ENTRE AMBOS, E NÃO SOMENTE DE OPOSIÇÃO OU DE SINGULARIDADE, NORTEADO PELA CONVERG?NCIA ENTRE OS SABERES ADQUIRIDOS EM AMBIENTE ACADÊMICO E AQUELES EMPREGADOS NA LIDA DI?RIA EM UMA SALA DE AULA. ATRAVÉS DESSA MESCLA DE INFORMAÇÕES E DA ADOÇÃO DE METODOLOGIAS QUE VÃO ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO, FORAM PERCEBIDOS AVANÇOS NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES ACERCA DOS DEMAIS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA ALÉM DA MELHORA EM TERMOS DE AVALIAÇÃO, DE INTERESSE E DO PAPEL QUE OS DISCENTES TÊM NA CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO EM SEU COTIDIANO.