A GEOGRAFIA ENQUANTO DISCIPLINA EDUCACIONAL ? RESPONSÁVEL POR PROPORCIONAR AOS DISCENTES, A COMPREENSÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO ONDE O HOMEM E O MEIO ESTÃO INSERIDOS, DESENVOLVENDO O PENSAMENTO CRÍTICO A PARTIR DA ANALISE OBSERVADA. NESTA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO RELATA AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NO PROJETO DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PELA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, NUMA TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, SITUADA NO BAIRRO DE BODOCONG?, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB, EM QUE A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL FOI TRABALHADA INTENSAMENTE DURANTE AS AULAS. TENDO COMO OBJETIVO PROMOVER AOS ALUNOS UM CONHECIMENTO MAIS AMPLO E DIN?MICO ACERCA DA REGIÃO NORDESTINA, DESCONSTRUINDO A VISÃO NEGATIVA SOBRE O TERRITÓRIO OS CONDUZINDO A UMA NOVA PERCEPÇÃO EM SALA DE AULA, USANDO O MÉTODO DIALÍTICO O TRABALHO BUSCA COMPREENDER ATRAVÉS DAS AULAS DE GEOGRAFIA, A IMPORTÂNCIA DA REGIÃO NA FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL DURANTE O PERÍODO DA COLONIZAÇÃO; ENTENDER OS CONTRASTES FÍSICOS, NATURAIS E CULTURAIS DA REGIÃO NORDESTINA, DEMONSTRANDO QUE A DISCIPLINA PERMITE CONHECER O ESPAÇO ONDE ESTAMOS INSERIDOS CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRITICO.