Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

REGIÃO NORDESTE: UM NOVO CONHECIMENTO DENTRO DO ENSINO DE GEOGRAFIA APRIMORADO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: REGIÃO NORDESTE, GEOGRAFIA, ALUNOS Pôster (PO) GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64672
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 155
    "inscrito_id" => 624
    "titulo" => "REGIÃO NORDESTE: UM NOVO CONHECIMENTO DENTRO DO ENSINO DE GEOGRAFIA APRIMORADO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A GEOGRAFIA ENQUANTO DISCIPLINA EDUCACIONAL ? RESPONSÁVEL POR PROPORCIONAR AOS DISCENTES, A COMPREENSÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO ONDE O HOMEM E O MEIO ESTÃO INSERIDOS, DESENVOLVENDO O PENSAMENTO CRÍTICO A PARTIR DA ANALISE OBSERVADA. NESTA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO RELATA AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NO PROJETO DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PELA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, NUMA TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, SITUADA NO BAIRRO DE BODOCONG?, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB, EM QUE A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL FOI TRABALHADA INTENSAMENTE DURANTE AS AULAS. TENDO COMO OBJETIVO PROMOVER AOS ALUNOS UM CONHECIMENTO MAIS AMPLO E DIN?MICO ACERCA DA REGIÃO NORDESTINA, DESCONSTRUINDO A VISÃO NEGATIVA SOBRE O TERRITÓRIO OS CONDUZINDO A UMA NOVA PERCEPÇÃO EM SALA DE AULA, USANDO O MÉTODO DIALÍTICO O TRABALHO BUSCA COMPREENDER ATRAVÉS DAS AULAS DE GEOGRAFIA, A IMPORTÂNCIA DA REGIÃO NA FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL DURANTE O PERÍODO DA COLONIZAÇÃO; ENTENDER OS CONTRASTES FÍSICOS, NATURAIS E CULTURAIS DA REGIÃO NORDESTINA, DEMONSTRANDO QUE A DISCIPLINA PERMITE CONHECER O ESPAÇO ONDE ESTAMOS INSERIDOS CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRITICO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "REGIÃO NORDESTE, GEOGRAFIA, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID624_14102019160729.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOBSON GABRIEL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOBSON SILVA "
    "autor_email" => "jobson.gabrieluepb@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64672
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 155
    "inscrito_id" => 624
    "titulo" => "REGIÃO NORDESTE: UM NOVO CONHECIMENTO DENTRO DO ENSINO DE GEOGRAFIA APRIMORADO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A GEOGRAFIA ENQUANTO DISCIPLINA EDUCACIONAL ? RESPONSÁVEL POR PROPORCIONAR AOS DISCENTES, A COMPREENSÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO ONDE O HOMEM E O MEIO ESTÃO INSERIDOS, DESENVOLVENDO O PENSAMENTO CRÍTICO A PARTIR DA ANALISE OBSERVADA. NESTA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO RELATA AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NO PROJETO DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PELA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, NUMA TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, SITUADA NO BAIRRO DE BODOCONG?, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB, EM QUE A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL FOI TRABALHADA INTENSAMENTE DURANTE AS AULAS. TENDO COMO OBJETIVO PROMOVER AOS ALUNOS UM CONHECIMENTO MAIS AMPLO E DIN?MICO ACERCA DA REGIÃO NORDESTINA, DESCONSTRUINDO A VISÃO NEGATIVA SOBRE O TERRITÓRIO OS CONDUZINDO A UMA NOVA PERCEPÇÃO EM SALA DE AULA, USANDO O MÉTODO DIALÍTICO O TRABALHO BUSCA COMPREENDER ATRAVÉS DAS AULAS DE GEOGRAFIA, A IMPORTÂNCIA DA REGIÃO NA FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL DURANTE O PERÍODO DA COLONIZAÇÃO; ENTENDER OS CONTRASTES FÍSICOS, NATURAIS E CULTURAIS DA REGIÃO NORDESTINA, DEMONSTRANDO QUE A DISCIPLINA PERMITE CONHECER O ESPAÇO ONDE ESTAMOS INSERIDOS CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRITICO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "REGIÃO NORDESTE, GEOGRAFIA, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID624_14102019160729.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOBSON GABRIEL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOBSON SILVA "
    "autor_email" => "jobson.gabrieluepb@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

A GEOGRAFIA ENQUANTO DISCIPLINA EDUCACIONAL ? RESPONSÁVEL POR PROPORCIONAR AOS DISCENTES, A COMPREENSÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO ONDE O HOMEM E O MEIO ESTÃO INSERIDOS, DESENVOLVENDO O PENSAMENTO CRÍTICO A PARTIR DA ANALISE OBSERVADA. NESTA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO RELATA AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NO PROJETO DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PELA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, NUMA TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, SITUADA NO BAIRRO DE BODOCONG?, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB, EM QUE A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL FOI TRABALHADA INTENSAMENTE DURANTE AS AULAS. TENDO COMO OBJETIVO PROMOVER AOS ALUNOS UM CONHECIMENTO MAIS AMPLO E DIN?MICO ACERCA DA REGIÃO NORDESTINA, DESCONSTRUINDO A VISÃO NEGATIVA SOBRE O TERRITÓRIO OS CONDUZINDO A UMA NOVA PERCEPÇÃO EM SALA DE AULA, USANDO O MÉTODO DIALÍTICO O TRABALHO BUSCA COMPREENDER ATRAVÉS DAS AULAS DE GEOGRAFIA, A IMPORTÂNCIA DA REGIÃO NA FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL DURANTE O PERÍODO DA COLONIZAÇÃO; ENTENDER OS CONTRASTES FÍSICOS, NATURAIS E CULTURAIS DA REGIÃO NORDESTINA, DEMONSTRANDO QUE A DISCIPLINA PERMITE CONHECER O ESPAÇO ONDE ESTAMOS INSERIDOS CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRITICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.