DIVERSIFICAR ABORDAGENS METODOLÓGICAS ? ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A AULA EXPERIMENTAL ? UMA DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS PARA MELHORAR O ENTENDIMENTO DO ALUNO SOBRE O OBJETO DE ESTUDO. TENDO ISSO EM VISTA, O PRESENTE TRABALHO VISOU AMPLIAR O GOSTO DOS ALUNOS PELA CIÊNCIA E PELA BUSCA PELO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE UMA AULA EXPERIMENTAL, AFIM DE INTEGRAR OS CONHECIMENTOS APRESENTADOS EM SALA COM O QUE FOI VISTO NA ATIVIDADE PRÁTICA. A AULA FOI DIVINDADE EM DUAS ETAPAS: UMA EXPOSITIVA, COM APRESENTAÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE NUTRI??O DAS PLANTAS COM ÊNFASE NO PROCESSO DE FOTOSS?NTESE, E UMA EXPERIMENTAL, GUIADA POR UM QUESTIONAMENTO SOBRE A FOTOSS?NTESE EM FOLHAS ROXAS E SEGUIDA PELA EXPERIMENTAÇÃO. APESAR DE FAZER COM QUE OS ALUNOS DESENVOLVESSEM IDEIAS AFIM DE RESPONDER ? QUESTÃO QUE ANTECEDEU A EXPERIMENTAÇÃO, PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, FORAM ENCONTRADAS ALGUMAS DIFICULDADES, COMO A GRANDE QUANTIDADE DE ALUNOS NA TURMA, DESINTERESSE DE ALGUNS PELO ENSINO E PELAS CIÊNCIAS E A FALTA DE UM AMBIENTE PROP?CIO E DE FERRAMENTAS QUE POSSIBILITEM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS DA TURMA. A PARTIR DESTE RELATO, FOI VISÍVEL QUE COM A UTILIZAÇÃO DE AULAS DIFERENTES DAS QUE OS ALUNOS ESTÃO HABITUADOS A TER, PODE-SE DESPERTAR MAIOR INTERESSE E TORNAR A AULA MAIS PRAZEROSA, TANTO PARA O PROFESSOR, COMO PARA O ALUNO.