A HUMANIZAÇÃO EDUCACIONAL ? IMPORTANTE QUANDO TRABALHADA NO AMBIENTE DE SALA DE AULA, POIS A EDUCAÇÃO PARA VALORES HUMANOS TRAZ CONSIGO O VIÉS DA FORMAÇÃO HUMANIZADA DO SUJEITO EDUCATIVO. CONSTRUIR VALORES HUMANOS NA ESCOLA, ATRAVÉS DO RESPEITO AO OUTRO PELA SUA DIVERSIDADE E DIFEREN?A ? PRIMORDIAL, PORQUE PRIMA POR UMA AÇÃO CONSCIENTIZADORA DA EQUIDADE SOCIAL, HUMANA E EDUCACIONAL. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA, A PARTIR DO FILME ?O MENINO DO PIJAMA LISTRADO? DIRIGIDO POR MARK HERMAN E LANÇADO NO BRASIL EM 2008. ACREDITAMOS QUE O FILME PROPICIA NAS AULAS DE HISTÓRIA O ESTÍMULO DAS SENSIBILIDADES DOS ALUNOS COM RELAÇÃO AO HOLOCAUSTO QUE ACONTECEU NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945). NOSSA PROPOSTA ? FOMENTAR A CRITICIDADE E APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA FORMAÇÃO CONSCIENTIZADORA DOS DIREITOS HUMANOS, PRIMANDO POR VALORES HUMANOS E DE RESPEITO A DIVERSIDADE E A DIFEREN?A ATRAVÉS DA ESCOLA PARA O SENTIDO HUMANO. TRABALHAMOS A PARTIR DOS ESTUDOS DE SCHUTZ (2017), AKKARI (2015), SANTIAGO (2015) E FONSECA (2018) PARA PROBLEMATIZAR VALORES, CONDUTAS, INTOLERÂNCIAS E PRECONCEITOS DO CONTEXTO DISCUTIDO PARA ANALISARMOS AS PERMANÊNCIAS DESSES PRECEITOS NO MUNDO CONTEMPOR?NEO. ESTA ? UMA ATIVIDADE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DO SUBPROJETO HISTÓRIA DO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CUJAS AÇÕES PEDAGÓGICAS COMO RESIDENTES, VIABILIZOU ESTA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM ALUNOS DO 9º ANO NA E.M.E.F JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, EM QUEIMADAS-PB. ENSINAR HISTÓRIA E PROMOVER OS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA ? FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO CONSCIENTIZADORA DOS ALUNOS.