O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DE AULAS MINISTRADAS DURANTE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA ESCOLA ESTADUAL EM ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MONSENHOR JOSÉ BORGES DE CARVALHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA (PB). AS TURMAS TRABALHADAS FORAM DOIS OITAVOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DOIS, PORÉM UMA TURMA ESTÁ MATRICULADA NO PERÍODO DA MANHÃ E OUTRA DURANTE ? TARDE, AS AULAS CONSISTIRAM NO ENSINO DE HISTÓRIA, VOLTADAS PARA O ENSINO DA CULTURA AFRO-AMERICANA, TODAVIA, JUNTO A TURMA DA MANHÃ SE TRABALHOU O PROCESSO DE INTOLERÂNCIA BRASILEIRA COM RELAÇÃO AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA, COM A PRODUÇÃO DE QUADRINHOS AO FINAL DA AULA, ENQUANTO COM A TURMA DA TARDE FOI UTILIZADA O ESTUDO E CONFECÇÃO DE MÁSCARAS AFRICANAS, ATRAVÉS DE AMBAS A AULAS OBJETIVOU-SE TRABALHAR COM TEMA DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E MÁSCARAS AFRICANAS PARA, COMPREENDER O QUE OS/AS ALUNOS/AS SABIAM SOBRE AS TEMÁTICA, EXPLANAR O ASSUNTO DE FORMA SUCINTA E BUSCAR LEVAR NOVOS CONHECIMENTOS. OS CONCEITOS UTILIZADOS FORAM OS ENTES QUERIDOS DE MIRCEA ELIADE (1972), E O ENSINO DE HISTÓRIA DE CIRCE BITTENCOURT (2008). OS PRODUTOS PEDAGÓGICOS FORAM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MÁSCARAS DE JORNAL, AMBOS DESENVOLVIDOS PELOS ESTUDANTES. FOI POSSÍVEL ASSIM CONCLUIR QUE POR MEIO DE AMBAS AS ATIVIDADES CADA TURMA REAGIU DE FORMA DIFERENTE, ENQUANTO A TURMA DA MANHÃ DEMONSTROU UMA RECEPÇÃO PROVEITOSA SOBRE O ASSUNTO, MOSTRANDO INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DURANTE A ATIVIDADE, A TURMA DO CONTRA TURNO APRESENTOU DIFICULDADES EM TRABALHAR A TEMÁTICA, CAUSANDO UM CERTO DESCONFORTO DURANTE A EXECUÇÃO DAS AULAS.