? POSSÍVEL SE OBSERVAR O DESESTÍMULOS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO ENSINO, ISSO SE DEVE A MUITOS FATORES, DENTRE ELES, DESTACA-SE O MODELO TRADICIONAL ADOTADO PELA MAIORIA DAS ESCOLAS, QUE SEGUEM UM MODELO BEHAVORISTA. AS AULAS PRÁTICAS SE MOSTRAM COMO UMA FERRAMENTA PARA REACENDER O INTERESSE DO ALUNO, UMA VEZ QUE ELE VAI APLICAR CONCEITOS TEÓRICOS, PORÉM, COLOCANDO A "MÃO NA MASSA" E APLICANDO CONCEITOS CIENTÍFICOS DE FORMA QUE O MESMO DESENVOLVE-SE COMO EMPREENDENDOR, OU SEJA, VISUALIZA UM PROBLEMA E ASSIM, PROP?E UMA SOLUÇÃO. ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO POR UM LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEPB DENTRO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, E FOI DESENVOLVIDA UMA ALUNA PRÁTICA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO RÊGO, SITUADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB. NA REFERIDA AULA OS ALUNOS MONTARAM UM PROCESSO SIMPLES DE FILTRAÇÃO DA ?GUA, UTILIZANDO MATERIAIS SIMPLES, OS QUAIS OS MESMOS JÁ TEM CONTATO, E FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE, DURANTE A AULA, OS ALUNOS SE MOSTRARAM MAIS PARTICIPATIVOS, BEM COMO MOSTROU UM MELHOR RENDIMENTO, UMA VEZ QUE NO DECORRER DA AULA, QUESTIONAMENTOS ERAM FEITOS, SOBRE O TEMA, E OBSERVAVA-SE QUE OS ALUNOS RESPONDIAM.