AS OL?MPIADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ? ESCREVENDO O FUTURO? TEM A INTENÇÃO DOS JOVENS CONHECEREM A HISTÓRIA DO LUGAR ONDE VIVEM E VALORIZAREM SUAS EXPERIÊNCIAS. DESSE MODO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA COM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTO (EJA), COM FOCO NA IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A PROPOSTA ? RESULTADO DE UM ESTUDO ELABORADO DURANTE A IMERSÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP -2018- 2020), DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS ? UEPB. COMO APORTE TEÓRICO NOS BASEAMOS NOS ESTUDOS DE SCHNEWLY E DOLZ(2004), CLARA ALTLENFELDER E ALMEIDA (2016) E PEREIRA (2010). A EXPERIÊNCIA FOI DESENVOLVIDA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE-PB. DURANTE AS AULAS FOI INDISPENS?VEL SEGUIRMOS A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRODUZIDA E PERPASSARMOS AS ETAPAS PARA O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL PARA NÃO TERMOS NOSSOS OBJETIVOS FRUSTRADO. ASSIM, AO DECORRER DOS ENCONTROS, SEMPRE MOTIV?VAMOS A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, AS EXPOSIÇÕES DE SUAS OPINIÕES, OS DEBATES, PARA DISTANCIARMOS UM POUCO DO TRADICIONALISMO, CRIANDO UM AMBIENTE PROPICIO PARA A INTERAÇÃO E A PERMUTA DE CONHECIMENTOS.