A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COME?OU A SER INSERIDA A ALGUNS ANOS NAS ESCOLAS. AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DESENVOLVEM UM PAPEL DE GRANDE IMPORTÂNCIA, FAZENDO UMA PONTE ENTRE OS EDUCANDOS E O SABER, ESTREITANDO ASSIM O ELO EXISTENTE ENTRE MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM. PENSANDO EM EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA, DELIZOICOV ESTRUTUROU TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. DIANTE DISSO O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? APRESENTAR UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADORA, ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE ?CIDOS E BASES NO COTIDIANO, NAS AULAS DE QUÍMICA COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ECI SOLON DE LUCENA, NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. A PESQUISA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE UMA TURMA DE 3º ANO MÉDIO DA ECI SOLON DE LUCENA. ESTA FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO MOMENTOS SEGUINDO OS MOMENTOS PEDAGÓGICOS ESTRUTURADO POR DELIZOICOV. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI FEITO A PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL POR MEIO DE UM QUESTIONAMENTO E OBSERVAÇÃO DE IMAGENS. O SEGUNDO MOMENTO FOI A FEITO A PARTE DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO JUNTAMENTE COM A EXPERIMENTAÇÃO. O TERCEIRO MOMENTO FOI SOLICITADO QUE ESTES FIZESSEM UMA PESQUISA DA ACIDEZ E BASICIDADE DE PRODUTOS DE LIMPEZA E POR FIM, O QUARTO MOMENTO FOI FEITO A COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS. A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA CONTRIBUIU NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO ALÉM DE DESENVOLVER UM AMBIENTE DE DISCUSSÕES A RESPEITO DA QUÍMICA E SUA UTILIZAÇÃO NO COTIDIANO. ATRAVÉS DAS FALAS DOS ESTUDANTES, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELES APONTARAM BASTANTES ASPECTOS POSITIVOS, CONFIRMANDO QUE A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÃO FOI UMA BOA METODOLOGIA UTILIZADA NAS AULAS.