ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM SALA DE AULA, QUANDO ABORDAMOS A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL, TEMA QUE COMP?E O CURRÍCULO DE FÍSICA, TENDO EM VISTA O USO DE ASPECTOS HISTÓRICOS ALIADO AO USO DE TECNOLOGIAS, AMBOS RECURSOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E POR CONSEQUÊNCIA PARA VIABILIZAR A COMPREENSÃO DO TEMA EM ESTUDO. A PROPOSTA TEVE DURAÇÃO DE DUAS HORAS-AULA SENDO REALIZADO EM DOIS ENCONTROS, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE ENSINO FORAM: AULA CONTEXTUALIZADA E EXPOSITIVA E UMA ATIVIDADE PRÁTICA. TAMBÉM FORAM USADOS OS SEGUINTES RECURSOS TÉCNICOS- PEDAGÓGICOS: TEXTO BASE, QUADRO BRANCO, PINCEL, NOTEBOOK E DATA SHOW. DE UMA FORMA ABRANGENTE A PROPOSTA LEVADA PARA A SALA DE AULA FAZENDO-SE USO DE ELEMENTOS DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DO SOFTWARE GEOGEBRA, NOS FORNECEU A POSSIBILIDADE DE REFLETIR SOBRE A ABORDAGEM DE ENSINO QUE NOS SUSTENTAMOS PARA TRABALHAR O TEMA DA GRAVITAÇÃO. A ATIVIDADE EM QUE FIZEMOS USO DO SOFTWARE GEOGEBRA DESPERTOU NOS ALUNOS UMA MAIOR CURIOSIDADE PARA COMPREENDER A DISPOSIÇÃO DOS PLANETAS NO ESPAÇO, ALÉM DE TORNAR A AULA MAIS DINÂMICA E INTERESSANTE, A CONSIDERAR QUE OS ALUNOS VALORIZAM AÇÕES QUE TRAZEM A TECNOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO. TAIS ATIVIDADES PODEM SER BEM RELEVANTES NO PROCESSO DE ENSINO E POR CONSEQUÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO, NA ABORDAGEM DE TEMAS RELEVANTES PARA OS ALUNOS PODEMOS CONDUZI-LOS A UMA APRENDIZAGEM, COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FICOU EVIDENTE QUE AS MESMAS PROPORCIONARAM A INTERAÇÃO, ENVOLVIMENTO E CURIOSIDADE DOS ESTUDANTES PELOS CONTEÚDOS TRABALHADOS.