HISTÓRIA E TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: UM RELATO PARA O ENSINO DE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64515 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 134 "titulo" => "HISTÓRIA E TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: UM RELATO PARA O ENSINO DE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM SALA DE AULA, QUANDO ABORDAMOS A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL, TEMA QUE COMP?E O CURRÍCULO DE FÍSICA, TENDO EM VISTA O USO DE ASPECTOS HISTÓRICOS ALIADO AO USO DE TECNOLOGIAS, AMBOS RECURSOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E POR CONSEQUÊNCIA PARA VIABILIZAR A COMPREENSÃO DO TEMA EM ESTUDO. A PROPOSTA TEVE DURAÇÃO DE DUAS HORAS-AULA SENDO REALIZADO EM DOIS ENCONTROS, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE ENSINO FORAM: AULA CONTEXTUALIZADA E EXPOSITIVA E UMA ATIVIDADE PRÁTICA. TAMBÉM FORAM USADOS OS SEGUINTES RECURSOS TÉCNICOS- PEDAGÓGICOS: TEXTO BASE, QUADRO BRANCO, PINCEL, NOTEBOOK E DATA SHOW. DE UMA FORMA ABRANGENTE A PROPOSTA LEVADA PARA A SALA DE AULA FAZENDO-SE USO DE ELEMENTOS DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DO SOFTWARE GEOGEBRA, NOS FORNECEU A POSSIBILIDADE DE REFLETIR SOBRE A ABORDAGEM DE ENSINO QUE NOS SUSTENTAMOS PARA TRABALHAR O TEMA DA GRAVITAÇÃO. A ATIVIDADE EM QUE FIZEMOS USO DO SOFTWARE GEOGEBRA DESPERTOU NOS ALUNOS UMA MAIOR CURIOSIDADE PARA COMPREENDER A DISPOSIÇÃO DOS PLANETAS NO ESPAÇO, ALÉM DE TORNAR A AULA MAIS DINÂMICA E INTERESSANTE, A CONSIDERAR QUE OS ALUNOS VALORIZAM AÇÕES QUE TRAZEM A TECNOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO. TAIS ATIVIDADES PODEM SER BEM RELEVANTES NO PROCESSO DE ENSINO E POR CONSEQUÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO, NA ABORDAGEM DE TEMAS RELEVANTES PARA OS ALUNOS PODEMOS CONDUZI-LOS A UMA APRENDIZAGEM, COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FICOU EVIDENTE QUE AS MESMAS PROPORCIONARAM A INTERAÇÃO, ENVOLVIMENTO E CURIOSIDADE DOS ESTUDANTES PELOS CONTEÚDOS TRABALHADOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "GRAVITAÇÃO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ABORDAGEM HISTÓRICA, ABORDAGEM HISTÓRICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA20_ID134_10102019223503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID HELOISA GUIMARÃES FIDELIS BASILIO" "autor_nome_curto" => "INGRID GUIMARÃES" "autor_email" => "ingrid.fisica@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64515 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 134 "titulo" => "HISTÓRIA E TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: UM RELATO PARA O ENSINO DE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM SALA DE AULA, QUANDO ABORDAMOS A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL, TEMA QUE COMP?E O CURRÍCULO DE FÍSICA, TENDO EM VISTA O USO DE ASPECTOS HISTÓRICOS ALIADO AO USO DE TECNOLOGIAS, AMBOS RECURSOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E POR CONSEQUÊNCIA PARA VIABILIZAR A COMPREENSÃO DO TEMA EM ESTUDO. A PROPOSTA TEVE DURAÇÃO DE DUAS HORAS-AULA SENDO REALIZADO EM DOIS ENCONTROS, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE ENSINO FORAM: AULA CONTEXTUALIZADA E EXPOSITIVA E UMA ATIVIDADE PRÁTICA. TAMBÉM FORAM USADOS OS SEGUINTES RECURSOS TÉCNICOS- PEDAGÓGICOS: TEXTO BASE, QUADRO BRANCO, PINCEL, NOTEBOOK E DATA SHOW. DE UMA FORMA ABRANGENTE A PROPOSTA LEVADA PARA A SALA DE AULA FAZENDO-SE USO DE ELEMENTOS DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DO SOFTWARE GEOGEBRA, NOS FORNECEU A POSSIBILIDADE DE REFLETIR SOBRE A ABORDAGEM DE ENSINO QUE NOS SUSTENTAMOS PARA TRABALHAR O TEMA DA GRAVITAÇÃO. A ATIVIDADE EM QUE FIZEMOS USO DO SOFTWARE GEOGEBRA DESPERTOU NOS ALUNOS UMA MAIOR CURIOSIDADE PARA COMPREENDER A DISPOSIÇÃO DOS PLANETAS NO ESPAÇO, ALÉM DE TORNAR A AULA MAIS DINÂMICA E INTERESSANTE, A CONSIDERAR QUE OS ALUNOS VALORIZAM AÇÕES QUE TRAZEM A TECNOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO. TAIS ATIVIDADES PODEM SER BEM RELEVANTES NO PROCESSO DE ENSINO E POR CONSEQUÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO, NA ABORDAGEM DE TEMAS RELEVANTES PARA OS ALUNOS PODEMOS CONDUZI-LOS A UMA APRENDIZAGEM, COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FICOU EVIDENTE QUE AS MESMAS PROPORCIONARAM A INTERAÇÃO, ENVOLVIMENTO E CURIOSIDADE DOS ESTUDANTES PELOS CONTEÚDOS TRABALHADOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "GRAVITAÇÃO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ABORDAGEM HISTÓRICA, ABORDAGEM HISTÓRICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA20_ID134_10102019223503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID HELOISA GUIMARÃES FIDELIS BASILIO" "autor_nome_curto" => "INGRID GUIMARÃES" "autor_email" => "ingrid.fisica@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }