LETRAMENTO EM LINGUAGENS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64536 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 448 "inscrito_id" => 469 "titulo" => "LETRAMENTO EM LINGUAGENS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO RESULTA DE OBSERVAÇÕES E REFLEXÕES REALIZADAS DURANTE A EXECUÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PROMOVIDO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES)4 DO MINIST?RIO DA EDUCAÇÃO (MEC), SUBPROJETO DE PEDAGOGIA. OBJETIVA OBSERVAR E ANALISAR DE QUE FORMA AS PRECEPTORAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, CONDUZEM O PROCESSO DE LETRAMENTO DE SEUS ALUNOS. TRATA-SE DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, TENDO COMO EMPIRIA OS REGISTROS DO ESTÁGIO EM DIÁRIO DE CAMPO. A OBSERVAÇÃO OCORREU EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS, SENDO A PRIMEIRA EM QUEIMADAS/PB E A SEGUNDA EM CAMPINA GRANDE/PB, EM DUAS TURMAS DE 5º ANO DO FUNDAMENTAL I. O RECORTE NESTE TRABALHO, TRAZ 2 EXEMPLOS DE PROFESSORAS QUE SÃO AGENTES DE LETRAMENTO NO MESMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MAS QUE TRABALHAM COM PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DIFERENTES, O QUE ? FUNDAMENTAL ÀS SUAS ESCOLHAS. ? IMPORTANTE RESSALTAR QUE A ESCOLA DA PROFESSORA 1 NÃO DISP?E DA ESTRUTURA FÍSICA, DA EQUIPE PEDAGÓGICA E DE OUTROS RECURSOS ENCONTRADOS NA ESCOLA DA PROFESSORA 2. AS PRÓPRIAS COMUNIDADES DAS ESCOLAS APRESENTAM CONDIÇÕES ECONÔMICAS E AS FAM?LIAS DOS ESTUDANTES SÃO DIFERENTES E DESFAVOR?VEIS AOS ALUNOS DA ESCOLA 1. PORTANTO, NÃO ? UMA QUESTÃO APENAS DA PROFESSORA, MAS DE UM CONJUNTO DE FATORES, COM OS QUAIS O LETRAMENTO PODE CONTRIBUIR, UMA VEZ QUE DEVE ENFATIZAR O CONTEXTO SOCIAL, PROPORCIONAR APRENDIZAGENS COM AUTONOMIA, IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE, CRITICIDADE E LIBERDADE DE PENSAR E AGIR E CONTRIBUINDO PARA QUE OS ALUNOS A ADQUIRAM A LEITURA E A ESCRITA LIVRE, CONSCIENTE E SIGNIFICATIVA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, LETRAMENTO, .LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID469_20102019010825.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE FARIAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE OLIVEIRA" "autor_email" => "jfo300@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64536 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 448 "inscrito_id" => 469 "titulo" => "LETRAMENTO EM LINGUAGENS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO RESULTA DE OBSERVAÇÕES E REFLEXÕES REALIZADAS DURANTE A EXECUÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PROMOVIDO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES)4 DO MINIST?RIO DA EDUCAÇÃO (MEC), SUBPROJETO DE PEDAGOGIA. OBJETIVA OBSERVAR E ANALISAR DE QUE FORMA AS PRECEPTORAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, CONDUZEM O PROCESSO DE LETRAMENTO DE SEUS ALUNOS. TRATA-SE DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, TENDO COMO EMPIRIA OS REGISTROS DO ESTÁGIO EM DIÁRIO DE CAMPO. A OBSERVAÇÃO OCORREU EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS, SENDO A PRIMEIRA EM QUEIMADAS/PB E A SEGUNDA EM CAMPINA GRANDE/PB, EM DUAS TURMAS DE 5º ANO DO FUNDAMENTAL I. O RECORTE NESTE TRABALHO, TRAZ 2 EXEMPLOS DE PROFESSORAS QUE SÃO AGENTES DE LETRAMENTO NO MESMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MAS QUE TRABALHAM COM PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DIFERENTES, O QUE ? FUNDAMENTAL ÀS SUAS ESCOLHAS. ? IMPORTANTE RESSALTAR QUE A ESCOLA DA PROFESSORA 1 NÃO DISP?E DA ESTRUTURA FÍSICA, DA EQUIPE PEDAGÓGICA E DE OUTROS RECURSOS ENCONTRADOS NA ESCOLA DA PROFESSORA 2. AS PRÓPRIAS COMUNIDADES DAS ESCOLAS APRESENTAM CONDIÇÕES ECONÔMICAS E AS FAM?LIAS DOS ESTUDANTES SÃO DIFERENTES E DESFAVOR?VEIS AOS ALUNOS DA ESCOLA 1. PORTANTO, NÃO ? UMA QUESTÃO APENAS DA PROFESSORA, MAS DE UM CONJUNTO DE FATORES, COM OS QUAIS O LETRAMENTO PODE CONTRIBUIR, UMA VEZ QUE DEVE ENFATIZAR O CONTEXTO SOCIAL, PROPORCIONAR APRENDIZAGENS COM AUTONOMIA, IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE, CRITICIDADE E LIBERDADE DE PENSAR E AGIR E CONTRIBUINDO PARA QUE OS ALUNOS A ADQUIRAM A LEITURA E A ESCRITA LIVRE, CONSCIENTE E SIGNIFICATIVA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, LETRAMENTO, .LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID469_20102019010825.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE FARIAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE OLIVEIRA" "autor_email" => "jfo300@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }