ESTE TRABALHO RESULTA DE OBSERVAÇÕES E REFLEXÕES REALIZADAS DURANTE A EXECUÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PROMOVIDO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES)4 DO MINIST?RIO DA EDUCAÇÃO (MEC), SUBPROJETO DE PEDAGOGIA. OBJETIVA OBSERVAR E ANALISAR DE QUE FORMA AS PRECEPTORAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, CONDUZEM O PROCESSO DE LETRAMENTO DE SEUS ALUNOS. TRATA-SE DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, TENDO COMO EMPIRIA OS REGISTROS DO ESTÁGIO EM DIÁRIO DE CAMPO. A OBSERVAÇÃO OCORREU EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS, SENDO A PRIMEIRA EM QUEIMADAS/PB E A SEGUNDA EM CAMPINA GRANDE/PB, EM DUAS TURMAS DE 5º ANO DO FUNDAMENTAL I. O RECORTE NESTE TRABALHO, TRAZ 2 EXEMPLOS DE PROFESSORAS QUE SÃO AGENTES DE LETRAMENTO NO MESMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MAS QUE TRABALHAM COM PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DIFERENTES, O QUE ? FUNDAMENTAL ÀS SUAS ESCOLHAS. ? IMPORTANTE RESSALTAR QUE A ESCOLA DA PROFESSORA 1 NÃO DISP?E DA ESTRUTURA FÍSICA, DA EQUIPE PEDAGÓGICA E DE OUTROS RECURSOS ENCONTRADOS NA ESCOLA DA PROFESSORA 2. AS PRÓPRIAS COMUNIDADES DAS ESCOLAS APRESENTAM CONDIÇÕES ECONÔMICAS E AS FAM?LIAS DOS ESTUDANTES SÃO DIFERENTES E DESFAVOR?VEIS AOS ALUNOS DA ESCOLA 1. PORTANTO, NÃO ? UMA QUESTÃO APENAS DA PROFESSORA, MAS DE UM CONJUNTO DE FATORES, COM OS QUAIS O LETRAMENTO PODE CONTRIBUIR, UMA VEZ QUE DEVE ENFATIZAR O CONTEXTO SOCIAL, PROPORCIONAR APRENDIZAGENS COM AUTONOMIA, IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE, CRITICIDADE E LIBERDADE DE PENSAR E AGIR E CONTRIBUINDO PARA QUE OS ALUNOS A ADQUIRAM A LEITURA E A ESCRITA LIVRE, CONSCIENTE E SIGNIFICATIVA.