O PRESENTE ESTUDO DESCREVE A DISCIPLINA PROJETO DE VIDA, ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIA DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DO SUBPROJETO DE LETRAS ESPANHOL, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - CAMPUS I, DESENVOLVIDO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). NESTE CONTEXTO, O TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS ESTÁGIOS REALIZADOS EM DUAS ESCOLAS INTEGRAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO LOCALIZADAS EM ÁREAS DA PERIFERIA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB, A ESCOLA CIDADE INTEGRAL ASSIS CHATEAUBRIAND E ESCOLA CIDADE INTEGRAL MONTE CARMELO. O TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR A DISCIPLINA PROJETO DE VIDA E AS ATIVIDADES QUE SÃO REALIZADAS ATRAVÉS DE REFLEXÕES E DISCUSSÕES SOBRE A VIDA DOS JOVENS. ASSIM COMO SEUS VALORES, A RELAÇÃO FAMILIAR, O MEIO SOCIAL E AS RELAÇÕES AFETIVAS. A PESQUISA ? BIBLIOGRÁFICA VISTO QUE UTILIZAMOS COMO APORTES TEÓRICOS: PIRES (2010), RIZZO JUNIOR (2011) E TURNER (1997), E OUTROS AUTORES QUE VERSAM SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E O ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS. O ESTUDO TAMBÉM FOI CONSTITU?DO ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA. DESSA FORMA, A DISCIPLINA PRETENDE FORMAR CIDADÃOS AUT?NOMOS E PROTAGONISTAS DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA, CONSCIENTES DE QUE A SUA REALIDADE SOCIAL PODER? SER TRANSFORMADA ATRAVÉS DA CONTINUIDADE DOS ESTUDOS E DE PLANEJAMENTOS BEM ESTRUTURADOS PARA O FUTURO.