A FALTA DE EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL ? CONSIDERADA ALGO COMUM, TENDO EM VISTA QUE A MAIORIA DAS ESCOLAS NÃO TEM LABORATÓRIOS OU ESPAÇO ADEQUADO PARA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS. DESTE MODO, O PRESENTE ARTIGO VISA RELATAR A EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS PIBIDIANOS, ALÉM DE INCENTIVAR A PRATICA DE AULAS EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS REALIZAMOS ENCONTROS SEMANAIS PARA TRA?ARMOS MÉTODOS DE COMO IRIAMOS DESENVOLVER OS EXPERIMENTOS E QUAIS ATIVIDADES SERIA EXECUTADA. NOTAMOS QUE ATIVIDADES DESTE TIPO FAVORECEM PARA UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR/ALUNO, ALÉM DE MOTIVAR E AGU?AR A CURIOSIDADE DOS ESTUDANTES. O USO DA EXPERIMENTAÇÃO ? DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, UMA VEZ QUE CHAMA A ATENÇÃO DO ALUNO, POSSIBILITANDO UMA MAIOR CONCENTRAÇÃO NA AULA, TORNANDO-SE O AMBIENTE ESCOLAR PRAZEROSO, DIN?MICO E AGRAD?VEL.