Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MATERIALCONCRETO ?GEOPLANO? NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM NAS AULAS DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA TURMA DO 9º ANO

Palavra-chaves: GEOPLANO, MATEMÁTICA, FUNÇÃO AFIM, ENSINO E APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64337
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 113
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MATERIALCONCRETO ?GEOPLANO? NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM NAS AULAS DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA TURMA DO  9º ANO"
    "resumo" => "PROFESSORES DE MATEMÁTICA DEVEM REVER SUAS METODOLOGIAS PARA DINAMIZAR SUAS AULAS, EVITANDO AS AULAS TRADICIONAIS, AS QUAIS DE UMA MANEIRA GERAL NÃO DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS. A MATEMÁTICA ? ALGO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. A MATEMÁTICA ? IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE, POIS POR DIVERSOS ANOS O ENSINO E APRENDIZAGEM VÊM PASSANDO POR VÁRIAS ADAPTAÇÕES. UMA DELAS ? O USO DE MATERIAIS CONCRETO. INFELIZMENTE, MUITOS PROFESSORES NÃO SE HABILITAM A ESTUDAR COMO PODERIA ABORDAR MATERIAL CONCRETO PARA TRABALHAR DETERMINADO CONTEÚDO. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL CONCRETO, GEOPLANO, O MESMO USADO PARA UM ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM, ESPECIFICAMENTE NA CONSTRUÇÃO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO. TAMBÉM OBJETIVAMOS INVESTIGAR OS BENEFÍCIOS QUE O GEOPLANO APRESENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, DURANTE AS AULAS NA ESCOLA ESTADUAL E. F. E M. MONSENHOR JOSÉ BORGES DE CARVALHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA, PARAÍBA, CUJA INSTITUIÇÃO FAZ PARTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. DEPOIS DAS AULAS DO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM, FIZEMOS O USO DO GEOPLANO PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS E VISUALIZAR NO MATERIAL O ZERO DA FUNÇÃO, JÁ QUE OS MESMOS APRESENTARAM DÍVIDAS. O MATERIAL FOI BEM ACEITO PELOS ALUNOS, POIS TIVERAM BASTANTE INTERESSE, NO QUAL PODEMOS TIRAR AS DÍVIDAS DOS ALUNOS A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO GRÁFICO E VISUALIZAR O ZERO DA FUNÇÃO. PORTANTO, FICA NOTÓRIO O QUANTO ? IMPORTANTE O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NAS AULAS, PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO AO GEOPLANO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "GEOPLANO, MATEMÁTICA, FUNÇÃO AFIM, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID113_15102019094915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL MACEDO"
    "autor_email" => "daniel-macedo2014@hotmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64337
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 113
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MATERIALCONCRETO ?GEOPLANO? NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM NAS AULAS DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA TURMA DO  9º ANO"
    "resumo" => "PROFESSORES DE MATEMÁTICA DEVEM REVER SUAS METODOLOGIAS PARA DINAMIZAR SUAS AULAS, EVITANDO AS AULAS TRADICIONAIS, AS QUAIS DE UMA MANEIRA GERAL NÃO DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS. A MATEMÁTICA ? ALGO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. A MATEMÁTICA ? IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE, POIS POR DIVERSOS ANOS O ENSINO E APRENDIZAGEM VÊM PASSANDO POR VÁRIAS ADAPTAÇÕES. UMA DELAS ? O USO DE MATERIAIS CONCRETO. INFELIZMENTE, MUITOS PROFESSORES NÃO SE HABILITAM A ESTUDAR COMO PODERIA ABORDAR MATERIAL CONCRETO PARA TRABALHAR DETERMINADO CONTEÚDO. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL CONCRETO, GEOPLANO, O MESMO USADO PARA UM ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM, ESPECIFICAMENTE NA CONSTRUÇÃO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO. TAMBÉM OBJETIVAMOS INVESTIGAR OS BENEFÍCIOS QUE O GEOPLANO APRESENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, DURANTE AS AULAS NA ESCOLA ESTADUAL E. F. E M. MONSENHOR JOSÉ BORGES DE CARVALHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA, PARAÍBA, CUJA INSTITUIÇÃO FAZ PARTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. DEPOIS DAS AULAS DO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM, FIZEMOS O USO DO GEOPLANO PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS E VISUALIZAR NO MATERIAL O ZERO DA FUNÇÃO, JÁ QUE OS MESMOS APRESENTARAM DÍVIDAS. O MATERIAL FOI BEM ACEITO PELOS ALUNOS, POIS TIVERAM BASTANTE INTERESSE, NO QUAL PODEMOS TIRAR AS DÍVIDAS DOS ALUNOS A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO GRÁFICO E VISUALIZAR O ZERO DA FUNÇÃO. PORTANTO, FICA NOTÓRIO O QUANTO ? IMPORTANTE O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NAS AULAS, PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO AO GEOPLANO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "GEOPLANO, MATEMÁTICA, FUNÇÃO AFIM, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID113_15102019094915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL MACEDO"
    "autor_email" => "daniel-macedo2014@hotmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

PROFESSORES DE MATEMÁTICA DEVEM REVER SUAS METODOLOGIAS PARA DINAMIZAR SUAS AULAS, EVITANDO AS AULAS TRADICIONAIS, AS QUAIS DE UMA MANEIRA GERAL NÃO DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS. A MATEMÁTICA ? ALGO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. A MATEMÁTICA ? IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE, POIS POR DIVERSOS ANOS O ENSINO E APRENDIZAGEM VÊM PASSANDO POR VÁRIAS ADAPTAÇÕES. UMA DELAS ? O USO DE MATERIAIS CONCRETO. INFELIZMENTE, MUITOS PROFESSORES NÃO SE HABILITAM A ESTUDAR COMO PODERIA ABORDAR MATERIAL CONCRETO PARA TRABALHAR DETERMINADO CONTEÚDO. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL CONCRETO, GEOPLANO, O MESMO USADO PARA UM ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM, ESPECIFICAMENTE NA CONSTRUÇÃO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO. TAMBÉM OBJETIVAMOS INVESTIGAR OS BENEFÍCIOS QUE O GEOPLANO APRESENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, DURANTE AS AULAS NA ESCOLA ESTADUAL E. F. E M. MONSENHOR JOSÉ BORGES DE CARVALHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA, PARAÍBA, CUJA INSTITUIÇÃO FAZ PARTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. DEPOIS DAS AULAS DO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM, FIZEMOS O USO DO GEOPLANO PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS E VISUALIZAR NO MATERIAL O ZERO DA FUNÇÃO, JÁ QUE OS MESMOS APRESENTARAM DÍVIDAS. O MATERIAL FOI BEM ACEITO PELOS ALUNOS, POIS TIVERAM BASTANTE INTERESSE, NO QUAL PODEMOS TIRAR AS DÍVIDAS DOS ALUNOS A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO GRÁFICO E VISUALIZAR O ZERO DA FUNÇÃO. PORTANTO, FICA NOTÓRIO O QUANTO ? IMPORTANTE O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NAS AULAS, PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO AO GEOPLANO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.