PROFESSORES DE MATEMÁTICA DEVEM REVER SUAS METODOLOGIAS PARA DINAMIZAR SUAS AULAS, EVITANDO AS AULAS TRADICIONAIS, AS QUAIS DE UMA MANEIRA GERAL NÃO DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS. A MATEMÁTICA ? ALGO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. A MATEMÁTICA ? IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE, POIS POR DIVERSOS ANOS O ENSINO E APRENDIZAGEM VÊM PASSANDO POR VÁRIAS ADAPTAÇÕES. UMA DELAS ? O USO DE MATERIAIS CONCRETO. INFELIZMENTE, MUITOS PROFESSORES NÃO SE HABILITAM A ESTUDAR COMO PODERIA ABORDAR MATERIAL CONCRETO PARA TRABALHAR DETERMINADO CONTEÚDO. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL CONCRETO, GEOPLANO, O MESMO USADO PARA UM ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM, ESPECIFICAMENTE NA CONSTRUÇÃO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO. TAMBÉM OBJETIVAMOS INVESTIGAR OS BENEFÍCIOS QUE O GEOPLANO APRESENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, DURANTE AS AULAS NA ESCOLA ESTADUAL E. F. E M. MONSENHOR JOSÉ BORGES DE CARVALHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA, PARAÍBA, CUJA INSTITUIÇÃO FAZ PARTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. DEPOIS DAS AULAS DO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM, FIZEMOS O USO DO GEOPLANO PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS E VISUALIZAR NO MATERIAL O ZERO DA FUNÇÃO, JÁ QUE OS MESMOS APRESENTARAM DÍVIDAS. O MATERIAL FOI BEM ACEITO PELOS ALUNOS, POIS TIVERAM BASTANTE INTERESSE, NO QUAL PODEMOS TIRAR AS DÍVIDAS DOS ALUNOS A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO GRÁFICO E VISUALIZAR O ZERO DA FUNÇÃO. PORTANTO, FICA NOTÓRIO O QUANTO ? IMPORTANTE O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NAS AULAS, PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO AO GEOPLANO.