UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS INOVADORAS PARA A APRENDIZAGEM DE REAÇÕES QUÍMICAS
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64749 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 115 "inscrito_id" => 850 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS INOVADORAS PARA A APRENDIZAGEM DE REAÇÕES QUÍMICAS" "resumo" => "PESQUISA APLICADO EM UMA TURMA DE 18 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADE INTEGRAL ESTADUAL SOLON DE LUCENA EM CAMPINA GRANDE-PB EM CONSON?NCIA COM A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, O PRESENTE TRABALHO VISA UTILIZAR FORMAS DISTINTAS DE METODOLOGIAS PARA AUXILIAR NO ENSINO DE QUÍMICA DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS. A PESQUISA SE PASSA EM CINCO MOMENTOS DISTINTOS, DOS QUAIS VÃO DESDE O RESGATE DE CONCEPÇÕES PR?VIAS DOS ALUNOS SOBRE O ASSUNTO, APRESENTAÇÃO DE MULTIMÍDIAS, REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS FEITOS EM SALA E NO LABORATÓRIO COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS ONDE ESTE ? CONSTITUINTE FUNDAMENTAL, DINÂMICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE REAÇÕES, ATÉ A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAÇÃO E ABSOR??O DO CONTEÚDO APÓS AS AULAS. CONSIDERANDO A COBRANÇA PELO APERFEIÇOAMENTO, INOVAÇÃO POR CONTA DOS PROFESSORES E AINDA QUE ESTE FA?A COM QUE O ALUNO SEJA O SUJEITO ATIVO DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO, TRAZEMOS NESSE TRABALHO PROCESSOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DA QUÍMICA, BUSCANDO UMA FORMA EM QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM UMA HABILIDADE COGNITIVA DO SABER PR?TICO E POPULAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. COM OS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBEMOS QUE ESSAS METODOLOGIAS APRESENTARAM FRUTOS BASTANTES SATISFATÓRIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ONDE A MAIORIA DOS ALUNOS CONSEGUIRAM RESPONDER CORRETAMENTE OS QUESTIONÁRIOS SEM MAIORES DIFICULDADES, E QUE AINDA, ELES PASSARAM DE SIMPLES EXPECTADORES DO FENÔMENO PARA OS SUJEITOS QUE PARTICIPARAM ATIVAMENTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MOSTRANDO UM MAIOR INTERESSE PARA COM A QUÍMICA E SEUS EFEITOS PR?TICOS APLICADOS AO DIA A DIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "REAÇÕES QUÍMICAS, COTIDIANO, METODOLOGIAS, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID850_11102019213149.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANA MATIAS" "autor_nome_curto" => "GEOVANA MATIAS" "autor_email" => "geovannamathias18@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64749 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 115 "inscrito_id" => 850 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS INOVADORAS PARA A APRENDIZAGEM DE REAÇÕES QUÍMICAS" "resumo" => "PESQUISA APLICADO EM UMA TURMA DE 18 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADE INTEGRAL ESTADUAL SOLON DE LUCENA EM CAMPINA GRANDE-PB EM CONSON?NCIA COM A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, O PRESENTE TRABALHO VISA UTILIZAR FORMAS DISTINTAS DE METODOLOGIAS PARA AUXILIAR NO ENSINO DE QUÍMICA DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS. A PESQUISA SE PASSA EM CINCO MOMENTOS DISTINTOS, DOS QUAIS VÃO DESDE O RESGATE DE CONCEPÇÕES PR?VIAS DOS ALUNOS SOBRE O ASSUNTO, APRESENTAÇÃO DE MULTIMÍDIAS, REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS FEITOS EM SALA E NO LABORATÓRIO COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS ONDE ESTE ? CONSTITUINTE FUNDAMENTAL, DINÂMICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE REAÇÕES, ATÉ A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAÇÃO E ABSOR??O DO CONTEÚDO APÓS AS AULAS. CONSIDERANDO A COBRANÇA PELO APERFEIÇOAMENTO, INOVAÇÃO POR CONTA DOS PROFESSORES E AINDA QUE ESTE FA?A COM QUE O ALUNO SEJA O SUJEITO ATIVO DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO, TRAZEMOS NESSE TRABALHO PROCESSOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DA QUÍMICA, BUSCANDO UMA FORMA EM QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM UMA HABILIDADE COGNITIVA DO SABER PR?TICO E POPULAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. COM OS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBEMOS QUE ESSAS METODOLOGIAS APRESENTARAM FRUTOS BASTANTES SATISFATÓRIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ONDE A MAIORIA DOS ALUNOS CONSEGUIRAM RESPONDER CORRETAMENTE OS QUESTIONÁRIOS SEM MAIORES DIFICULDADES, E QUE AINDA, ELES PASSARAM DE SIMPLES EXPECTADORES DO FENÔMENO PARA OS SUJEITOS QUE PARTICIPARAM ATIVAMENTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MOSTRANDO UM MAIOR INTERESSE PARA COM A QUÍMICA E SEUS EFEITOS PR?TICOS APLICADOS AO DIA A DIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "REAÇÕES QUÍMICAS, COTIDIANO, METODOLOGIAS, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID850_11102019213149.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANA MATIAS" "autor_nome_curto" => "GEOVANA MATIAS" "autor_email" => "geovannamathias18@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }