PESQUISA APLICADO EM UMA TURMA DE 18 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADE INTEGRAL ESTADUAL SOLON DE LUCENA EM CAMPINA GRANDE-PB EM CONSON?NCIA COM A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, O PRESENTE TRABALHO VISA UTILIZAR FORMAS DISTINTAS DE METODOLOGIAS PARA AUXILIAR NO ENSINO DE QUÍMICA DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS. A PESQUISA SE PASSA EM CINCO MOMENTOS DISTINTOS, DOS QUAIS VÃO DESDE O RESGATE DE CONCEPÇÕES PR?VIAS DOS ALUNOS SOBRE O ASSUNTO, APRESENTAÇÃO DE MULTIMÍDIAS, REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS FEITOS EM SALA E NO LABORATÓRIO COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS ONDE ESTE ? CONSTITUINTE FUNDAMENTAL, DINÂMICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE REAÇÕES, ATÉ A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAÇÃO E ABSOR??O DO CONTEÚDO APÓS AS AULAS. CONSIDERANDO A COBRANÇA PELO APERFEIÇOAMENTO, INOVAÇÃO POR CONTA DOS PROFESSORES E AINDA QUE ESTE FA?A COM QUE O ALUNO SEJA O SUJEITO ATIVO DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO, TRAZEMOS NESSE TRABALHO PROCESSOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DA QUÍMICA, BUSCANDO UMA FORMA EM QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM UMA HABILIDADE COGNITIVA DO SABER PR?TICO E POPULAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. COM OS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBEMOS QUE ESSAS METODOLOGIAS APRESENTARAM FRUTOS BASTANTES SATISFATÓRIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ONDE A MAIORIA DOS ALUNOS CONSEGUIRAM RESPONDER CORRETAMENTE OS QUESTIONÁRIOS SEM MAIORES DIFICULDADES, E QUE AINDA, ELES PASSARAM DE SIMPLES EXPECTADORES DO FENÔMENO PARA OS SUJEITOS QUE PARTICIPARAM ATIVAMENTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MOSTRANDO UM MAIOR INTERESSE PARA COM A QUÍMICA E SEUS EFEITOS PR?TICOS APLICADOS AO DIA A DIA.