Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS INOVADORAS PARA A APRENDIZAGEM DE REAÇÕES QUÍMICAS

Palavra-chaves: REAÇÕES QUÍMICAS, COTIDIANO, METODOLOGIAS, ENSINO, ENSINO Pôster (PO) GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64749
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 115
    "inscrito_id" => 850
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS INOVADORAS PARA A APRENDIZAGEM DE REAÇÕES QUÍMICAS"
    "resumo" => "PESQUISA APLICADO EM UMA TURMA DE 18 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADE INTEGRAL ESTADUAL SOLON DE LUCENA EM CAMPINA GRANDE-PB EM CONSON?NCIA COM A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, O PRESENTE TRABALHO VISA UTILIZAR FORMAS DISTINTAS DE METODOLOGIAS PARA AUXILIAR NO ENSINO DE QUÍMICA DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS. A PESQUISA SE PASSA EM CINCO MOMENTOS DISTINTOS, DOS QUAIS VÃO DESDE O RESGATE DE CONCEPÇÕES PR?VIAS DOS ALUNOS SOBRE O ASSUNTO, APRESENTAÇÃO DE MULTIMÍDIAS, REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS FEITOS EM SALA E NO LABORATÓRIO COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS ONDE ESTE ? CONSTITUINTE FUNDAMENTAL, DINÂMICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE REAÇÕES, ATÉ A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAÇÃO E ABSOR??O DO CONTEÚDO APÓS AS AULAS. CONSIDERANDO A COBRANÇA PELO APERFEIÇOAMENTO, INOVAÇÃO POR CONTA DOS PROFESSORES E AINDA QUE ESTE FA?A COM QUE O ALUNO SEJA O SUJEITO ATIVO DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO, TRAZEMOS NESSE TRABALHO PROCESSOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DA QUÍMICA, BUSCANDO UMA FORMA EM QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM UMA HABILIDADE COGNITIVA DO SABER PR?TICO E POPULAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. COM OS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBEMOS QUE ESSAS METODOLOGIAS APRESENTARAM FRUTOS BASTANTES SATISFATÓRIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ONDE A MAIORIA DOS ALUNOS CONSEGUIRAM RESPONDER CORRETAMENTE OS QUESTIONÁRIOS SEM MAIORES DIFICULDADES, E QUE AINDA, ELES PASSARAM DE SIMPLES EXPECTADORES DO FENÔMENO PARA OS SUJEITOS QUE PARTICIPARAM ATIVAMENTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MOSTRANDO UM MAIOR INTERESSE PARA COM A QUÍMICA E SEUS EFEITOS PR?TICOS APLICADOS AO DIA A DIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "REAÇÕES QUÍMICAS, COTIDIANO, METODOLOGIAS, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID850_11102019213149.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANA MATIAS"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANA MATIAS"
    "autor_email" => "geovannamathias18@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64749
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 115
    "inscrito_id" => 850
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS INOVADORAS PARA A APRENDIZAGEM DE REAÇÕES QUÍMICAS"
    "resumo" => "PESQUISA APLICADO EM UMA TURMA DE 18 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADE INTEGRAL ESTADUAL SOLON DE LUCENA EM CAMPINA GRANDE-PB EM CONSON?NCIA COM A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, O PRESENTE TRABALHO VISA UTILIZAR FORMAS DISTINTAS DE METODOLOGIAS PARA AUXILIAR NO ENSINO DE QUÍMICA DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS. A PESQUISA SE PASSA EM CINCO MOMENTOS DISTINTOS, DOS QUAIS VÃO DESDE O RESGATE DE CONCEPÇÕES PR?VIAS DOS ALUNOS SOBRE O ASSUNTO, APRESENTAÇÃO DE MULTIMÍDIAS, REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS FEITOS EM SALA E NO LABORATÓRIO COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS ONDE ESTE ? CONSTITUINTE FUNDAMENTAL, DINÂMICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE REAÇÕES, ATÉ A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAÇÃO E ABSOR??O DO CONTEÚDO APÓS AS AULAS. CONSIDERANDO A COBRANÇA PELO APERFEIÇOAMENTO, INOVAÇÃO POR CONTA DOS PROFESSORES E AINDA QUE ESTE FA?A COM QUE O ALUNO SEJA O SUJEITO ATIVO DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO, TRAZEMOS NESSE TRABALHO PROCESSOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DA QUÍMICA, BUSCANDO UMA FORMA EM QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM UMA HABILIDADE COGNITIVA DO SABER PR?TICO E POPULAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. COM OS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBEMOS QUE ESSAS METODOLOGIAS APRESENTARAM FRUTOS BASTANTES SATISFATÓRIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ONDE A MAIORIA DOS ALUNOS CONSEGUIRAM RESPONDER CORRETAMENTE OS QUESTIONÁRIOS SEM MAIORES DIFICULDADES, E QUE AINDA, ELES PASSARAM DE SIMPLES EXPECTADORES DO FENÔMENO PARA OS SUJEITOS QUE PARTICIPARAM ATIVAMENTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MOSTRANDO UM MAIOR INTERESSE PARA COM A QUÍMICA E SEUS EFEITOS PR?TICOS APLICADOS AO DIA A DIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "REAÇÕES QUÍMICAS, COTIDIANO, METODOLOGIAS, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID850_11102019213149.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANA MATIAS"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANA MATIAS"
    "autor_email" => "geovannamathias18@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

PESQUISA APLICADO EM UMA TURMA DE 18 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADE INTEGRAL ESTADUAL SOLON DE LUCENA EM CAMPINA GRANDE-PB EM CONSON?NCIA COM A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, O PRESENTE TRABALHO VISA UTILIZAR FORMAS DISTINTAS DE METODOLOGIAS PARA AUXILIAR NO ENSINO DE QUÍMICA DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS. A PESQUISA SE PASSA EM CINCO MOMENTOS DISTINTOS, DOS QUAIS VÃO DESDE O RESGATE DE CONCEPÇÕES PR?VIAS DOS ALUNOS SOBRE O ASSUNTO, APRESENTAÇÃO DE MULTIMÍDIAS, REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS FEITOS EM SALA E NO LABORATÓRIO COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS ONDE ESTE ? CONSTITUINTE FUNDAMENTAL, DINÂMICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE REAÇÕES, ATÉ A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAÇÃO E ABSOR??O DO CONTEÚDO APÓS AS AULAS. CONSIDERANDO A COBRANÇA PELO APERFEIÇOAMENTO, INOVAÇÃO POR CONTA DOS PROFESSORES E AINDA QUE ESTE FA?A COM QUE O ALUNO SEJA O SUJEITO ATIVO DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO, TRAZEMOS NESSE TRABALHO PROCESSOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DA QUÍMICA, BUSCANDO UMA FORMA EM QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM UMA HABILIDADE COGNITIVA DO SABER PR?TICO E POPULAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. COM OS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBEMOS QUE ESSAS METODOLOGIAS APRESENTARAM FRUTOS BASTANTES SATISFATÓRIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ONDE A MAIORIA DOS ALUNOS CONSEGUIRAM RESPONDER CORRETAMENTE OS QUESTIONÁRIOS SEM MAIORES DIFICULDADES, E QUE AINDA, ELES PASSARAM DE SIMPLES EXPECTADORES DO FENÔMENO PARA OS SUJEITOS QUE PARTICIPARAM ATIVAMENTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MOSTRANDO UM MAIOR INTERESSE PARA COM A QUÍMICA E SEUS EFEITOS PR?TICOS APLICADOS AO DIA A DIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.