Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE-PB

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO NA PERIFERIA Pôster (PO) GT-06 – Ensino de História e formação docente
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64692
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 386
    "inscrito_id" => 937
    "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "ENTRE OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES DE HISTÓRIA ENFRENTAM EM SALA DE AULA, TEMOS A ADVERSIDADE QUE ? LECIONAR HISTÓRIA NAS COMUNIDADES PERIF?RICAS. NESSE CONTEXTO, NA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, FOI ESTUDADA E PRESENCIADA A COMPLEXIDADE DE RELACIONAR OS CONTEÚDOS DOS LIVROS DIDÁTICOS COM A REALIDADE ACOMPANHADA A PARTIR DO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E NOS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DIDÁTICAS QUE AUXILIAM UMA METODOLOGIA DINÂMICA E EFICAZ. FOI PENSANDO NESSAS ADVERSIDADES QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI TÃO INTENSO NO SEU MÉTODO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ENTRE SEUS OBJETIVOS, PODEMOS CITAR UMA BUSCA EFICAZ POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA-EMANCIPADORA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E OS OBSTÁCULOS VIVIDOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO BUSCAR DISCUTIR SOBRE AS AULAS DE HISTÓRIA EM TURMAS DA COMUNIDADE PERIF?RICA EM UMA ESCOLA PERIF?RICA DA CIDA DE CAMPINA GRANDE-PB. ABORDAMOS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DOS MÉTODOS UTILIZADOS E A CONTRIBUIÇÃO QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE OS LICENCIANDOS RECEBERAM NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I NO SUBPROJETO DE HISTÓRIA. A PARTIR DE ENTÃO, ESTA PESQUISA TER? COMO BASE, DISCUSSÕES ACERCA DE PAULO FREIRE (1987), (2018 A) E (2018 B). NOSSA ÁREA TEÓRICA ABRANGE AS DISCUSSÕES LIGADAS AO COTIDIANO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SENDO UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, COM RELATOS DE EXPERIÊNCIAS RESSALTANDO AS DIFICULDADES VIVENCIADAS EM SALA DE AULA E COMO O PERÍODO DE FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI IMPORTANTE NESSE PROCESSO DE REGÊNCIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO NA PERIFERIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID937_19102019185628.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH MARGARETE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUTH MARGARETE"
    "autor_email" => "albuquerquerut@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64692
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 386
    "inscrito_id" => 937
    "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "ENTRE OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES DE HISTÓRIA ENFRENTAM EM SALA DE AULA, TEMOS A ADVERSIDADE QUE ? LECIONAR HISTÓRIA NAS COMUNIDADES PERIF?RICAS. NESSE CONTEXTO, NA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, FOI ESTUDADA E PRESENCIADA A COMPLEXIDADE DE RELACIONAR OS CONTEÚDOS DOS LIVROS DIDÁTICOS COM A REALIDADE ACOMPANHADA A PARTIR DO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E NOS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DIDÁTICAS QUE AUXILIAM UMA METODOLOGIA DINÂMICA E EFICAZ. FOI PENSANDO NESSAS ADVERSIDADES QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI TÃO INTENSO NO SEU MÉTODO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ENTRE SEUS OBJETIVOS, PODEMOS CITAR UMA BUSCA EFICAZ POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA-EMANCIPADORA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E OS OBSTÁCULOS VIVIDOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO BUSCAR DISCUTIR SOBRE AS AULAS DE HISTÓRIA EM TURMAS DA COMUNIDADE PERIF?RICA EM UMA ESCOLA PERIF?RICA DA CIDA DE CAMPINA GRANDE-PB. ABORDAMOS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DOS MÉTODOS UTILIZADOS E A CONTRIBUIÇÃO QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE OS LICENCIANDOS RECEBERAM NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I NO SUBPROJETO DE HISTÓRIA. A PARTIR DE ENTÃO, ESTA PESQUISA TER? COMO BASE, DISCUSSÕES ACERCA DE PAULO FREIRE (1987), (2018 A) E (2018 B). NOSSA ÁREA TEÓRICA ABRANGE AS DISCUSSÕES LIGADAS AO COTIDIANO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SENDO UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, COM RELATOS DE EXPERIÊNCIAS RESSALTANDO AS DIFICULDADES VIVENCIADAS EM SALA DE AULA E COMO O PERÍODO DE FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI IMPORTANTE NESSE PROCESSO DE REGÊNCIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO NA PERIFERIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID937_19102019185628.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH MARGARETE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUTH MARGARETE"
    "autor_email" => "albuquerquerut@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ENTRE OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES DE HISTÓRIA ENFRENTAM EM SALA DE AULA, TEMOS A ADVERSIDADE QUE ? LECIONAR HISTÓRIA NAS COMUNIDADES PERIF?RICAS. NESSE CONTEXTO, NA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, FOI ESTUDADA E PRESENCIADA A COMPLEXIDADE DE RELACIONAR OS CONTEÚDOS DOS LIVROS DIDÁTICOS COM A REALIDADE ACOMPANHADA A PARTIR DO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E NOS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DIDÁTICAS QUE AUXILIAM UMA METODOLOGIA DINÂMICA E EFICAZ. FOI PENSANDO NESSAS ADVERSIDADES QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI TÃO INTENSO NO SEU MÉTODO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ENTRE SEUS OBJETIVOS, PODEMOS CITAR UMA BUSCA EFICAZ POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA-EMANCIPADORA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E OS OBSTÁCULOS VIVIDOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO BUSCAR DISCUTIR SOBRE AS AULAS DE HISTÓRIA EM TURMAS DA COMUNIDADE PERIF?RICA EM UMA ESCOLA PERIF?RICA DA CIDA DE CAMPINA GRANDE-PB. ABORDAMOS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DOS MÉTODOS UTILIZADOS E A CONTRIBUIÇÃO QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE OS LICENCIANDOS RECEBERAM NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I NO SUBPROJETO DE HISTÓRIA. A PARTIR DE ENTÃO, ESTA PESQUISA TER? COMO BASE, DISCUSSÕES ACERCA DE PAULO FREIRE (1987), (2018 A) E (2018 B). NOSSA ÁREA TEÓRICA ABRANGE AS DISCUSSÕES LIGADAS AO COTIDIANO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SENDO UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, COM RELATOS DE EXPERIÊNCIAS RESSALTANDO AS DIFICULDADES VIVENCIADAS EM SALA DE AULA E COMO O PERÍODO DE FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI IMPORTANTE NESSE PROCESSO DE REGÊNCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.