UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64753 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 443 "inscrito_id" => 130 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO CONSTITUI UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ALUNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ? UEPB, BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, E ATUANTES NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO ? ERNESTÃO, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS - PB. TRATA-SE DE UMA ATIVIDADE INTITULADA ?UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA?, FOI DESENVOLVIDA E APLICADA COM OS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. O TRABALHO CONSISTIU NA UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS COMO: CENTRO DA CIRCUNFERÊNCIA, RAIO, EQUAÇÃO REDUZIDA, DISTÊNCIA ENTRE CENTRO E PONTO, E, CENTRO E RETA, PARA PROMOVER UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA COM O APLICATIVO. DEFENDEMOS ISTO, PORQUE COMESTE APLICATIVO, ? POSSÍVEL FUNDAMENTAR, DE FORMA MAIS SIGNIFICATIVA, A FORMAÇÃO E A OBTENÇÃO DE NOVAS IDEIAS E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. DURANTE A ATIVIDADE, OS ESTUDANTES APRESENTARAM ALGUMAS DIFICULDADES EM IDENTIFICAR OS COMANDOS NO APLICATIVO, FUNDAMENTAIS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE. ENTRETANTO, ESSAS DEFICIÊNCIAS FORAM SENDO SANADAS NO DECORRER DA AULA, PELOS BOLSISTAS RESIDENTES E O PROFESSOR PRECEPTOR. BUSCAMOS PREPARAR AS ATIVIDADES, ALMEJANDO SEMPRE ATRAIR A ATENÇÃO E DESPERTAR O INTERESSE DOS ESTUDANTES PELA ATIVIDADE E UM AFETO PELA MATEMÁTICA. ACERCA DISSO, PERCEBEMOS O QUANTO O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA PODE SER MAIS EXPRESSIVO, QUANDO UTILIZAMOS UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA. NESSE SENTIDO, A UTILIZAÇÃO DO RECURSO TECNOLÓGICO SE MOSTRA UMA FERRAMENTA INTERESSANTE NO ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA, RECURSOS TECNOLÓGICOS, GEOMETRIA ANALÍTICA, GEOMETRIA ANALÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID130_19102019234330.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISLAINE CONCEIÇÃO PEREIRA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ISLAINE" "autor_email" => "islaineconceicao123@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64753 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 443 "inscrito_id" => 130 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO CONSTITUI UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ALUNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ? UEPB, BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, E ATUANTES NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO ? ERNESTÃO, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS - PB. TRATA-SE DE UMA ATIVIDADE INTITULADA ?UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA?, FOI DESENVOLVIDA E APLICADA COM OS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. O TRABALHO CONSISTIU NA UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS COMO: CENTRO DA CIRCUNFERÊNCIA, RAIO, EQUAÇÃO REDUZIDA, DISTÊNCIA ENTRE CENTRO E PONTO, E, CENTRO E RETA, PARA PROMOVER UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA COM O APLICATIVO. DEFENDEMOS ISTO, PORQUE COMESTE APLICATIVO, ? POSSÍVEL FUNDAMENTAR, DE FORMA MAIS SIGNIFICATIVA, A FORMAÇÃO E A OBTENÇÃO DE NOVAS IDEIAS E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. DURANTE A ATIVIDADE, OS ESTUDANTES APRESENTARAM ALGUMAS DIFICULDADES EM IDENTIFICAR OS COMANDOS NO APLICATIVO, FUNDAMENTAIS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE. ENTRETANTO, ESSAS DEFICIÊNCIAS FORAM SENDO SANADAS NO DECORRER DA AULA, PELOS BOLSISTAS RESIDENTES E O PROFESSOR PRECEPTOR. BUSCAMOS PREPARAR AS ATIVIDADES, ALMEJANDO SEMPRE ATRAIR A ATENÇÃO E DESPERTAR O INTERESSE DOS ESTUDANTES PELA ATIVIDADE E UM AFETO PELA MATEMÁTICA. ACERCA DISSO, PERCEBEMOS O QUANTO O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA PODE SER MAIS EXPRESSIVO, QUANDO UTILIZAMOS UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA. NESSE SENTIDO, A UTILIZAÇÃO DO RECURSO TECNOLÓGICO SE MOSTRA UMA FERRAMENTA INTERESSANTE NO ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA, RECURSOS TECNOLÓGICOS, GEOMETRIA ANALÍTICA, GEOMETRIA ANALÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID130_19102019234330.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISLAINE CONCEIÇÃO PEREIRA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ISLAINE" "autor_email" => "islaineconceicao123@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }