ESTE TRABALHO ABORDA A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NAS AULAS DE QUÍMICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM BUSCANDO TORNA AS AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. O ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE AVALIAR A INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE TABELA PERIÓDICA. TENDO POR FINALIDADE FACILITAR E DINAMIZAR A APRENDIZAGEM, COM O INTUITO DE SE OBTER UM MELHOR RENDIMENTO DE ASSUNTOS JÁ TRALHADOS E UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. A ATIVIDADE FOI REALIZADA COM ALUNOS DO 1º ANO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE ALAGOA NOVA-PB. A ATIVIDADE APLICADA FOI BASEADA NO JOGO DE TRILHAS TRADICIONAL, UTILIZANDO O CONTEÚDO JÁ TRABALHADO. A AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA NA APRENDIZAGEM FOI FEITA ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS QUE AVALIAVAM A APLICAÇÃO DESSA FERRAMENTA COMO AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. POR MEIO DOS RESULTADOS ANALISADOS FOI POSSÍVEL OBSERVA QUE A ATIVIDADE LÚDICA TEVE INFLUÊNCIA POSITIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO TRABALHADO, APONTANDO QUE ESTÁ ABORDAGEM DIFERENCIADA FOI UMA BOA ESTRATÉGIA DE ENSINO, PERMITINDO AOS ESTUDANTES UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PORTANTO O JOGO PODE SER UTILIZADO COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA DINAMIZAR E APERFEIÇOAR O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA. ASSIM ESPERA-SE QUE OS DOCENTES UTILIZEM DESSAS FERRAMENTAS E TRABALHEM DE FORMA MAIS CRIATIVA AS SUAS AULAS.