A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64390 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 327 "inscrito_id" => 878 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO ABORDA A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NAS AULAS DE QUÍMICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM BUSCANDO TORNA AS AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. O ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE AVALIAR A INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE TABELA PERIÓDICA. TENDO POR FINALIDADE FACILITAR E DINAMIZAR A APRENDIZAGEM, COM O INTUITO DE SE OBTER UM MELHOR RENDIMENTO DE ASSUNTOS JÁ TRALHADOS E UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. A ATIVIDADE FOI REALIZADA COM ALUNOS DO 1º ANO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE ALAGOA NOVA-PB. A ATIVIDADE APLICADA FOI BASEADA NO JOGO DE TRILHAS TRADICIONAL, UTILIZANDO O CONTEÚDO JÁ TRABALHADO. A AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA NA APRENDIZAGEM FOI FEITA ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS QUE AVALIAVAM A APLICAÇÃO DESSA FERRAMENTA COMO AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. POR MEIO DOS RESULTADOS ANALISADOS FOI POSSÍVEL OBSERVA QUE A ATIVIDADE LÚDICA TEVE INFLUÊNCIA POSITIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO TRABALHADO, APONTANDO QUE ESTÁ ABORDAGEM DIFERENCIADA FOI UMA BOA ESTRATÉGIA DE ENSINO, PERMITINDO AOS ESTUDANTES UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PORTANTO O JOGO PODE SER UTILIZADO COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA DINAMIZAR E APERFEIÇOAR O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA. ASSIM ESPERA-SE QUE OS DOCENTES UTILIZEM DESSAS FERRAMENTAS E TRABALHEM DE FORMA MAIS CRIATIVA AS SUAS AULAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS LÚDICOS, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID878_19102019132127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ULISSES DA SILVA NETO " "autor_nome_curto" => "ULISSES NETO" "autor_email" => "joseulissesga@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64390 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 327 "inscrito_id" => 878 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO ABORDA A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NAS AULAS DE QUÍMICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM BUSCANDO TORNA AS AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. O ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE AVALIAR A INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE TABELA PERIÓDICA. TENDO POR FINALIDADE FACILITAR E DINAMIZAR A APRENDIZAGEM, COM O INTUITO DE SE OBTER UM MELHOR RENDIMENTO DE ASSUNTOS JÁ TRALHADOS E UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. A ATIVIDADE FOI REALIZADA COM ALUNOS DO 1º ANO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE ALAGOA NOVA-PB. A ATIVIDADE APLICADA FOI BASEADA NO JOGO DE TRILHAS TRADICIONAL, UTILIZANDO O CONTEÚDO JÁ TRABALHADO. A AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA NA APRENDIZAGEM FOI FEITA ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS QUE AVALIAVAM A APLICAÇÃO DESSA FERRAMENTA COMO AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. POR MEIO DOS RESULTADOS ANALISADOS FOI POSSÍVEL OBSERVA QUE A ATIVIDADE LÚDICA TEVE INFLUÊNCIA POSITIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO TRABALHADO, APONTANDO QUE ESTÁ ABORDAGEM DIFERENCIADA FOI UMA BOA ESTRATÉGIA DE ENSINO, PERMITINDO AOS ESTUDANTES UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PORTANTO O JOGO PODE SER UTILIZADO COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA DINAMIZAR E APERFEIÇOAR O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA. ASSIM ESPERA-SE QUE OS DOCENTES UTILIZEM DESSAS FERRAMENTAS E TRABALHEM DE FORMA MAIS CRIATIVA AS SUAS AULAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS LÚDICOS, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID878_19102019132127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ULISSES DA SILVA NETO " "autor_nome_curto" => "ULISSES NETO" "autor_email" => "joseulissesga@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }