NOSSA PESQUISA VEM FALANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA E TAMBÉM, DIFICULDADES DE UTILIZAR QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. PARA SEU DESENVOLVIMENTO, BUSCAMOS UM APORTE TEÓRICO ATRAVÉS DE AUTORES COMO, C?ZAR PESSOA CUNHA, JEANINE ALVES DE OLIVEIRA, NILC?IA APARECIDA MACIEL PINHEIRO, CARLOS HOMERO GONÇALVES CARROCINO, OS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS E TAMBÉM, A FUNDAÇÃO CAPES. BUSCAMOS TRABALHAR A MATEMÁTICA ATRAVÉS DE QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS, VISANDO FAMILIARIZAR O ALUNO COM OS PROBLEMAS APRESENTADOS, FAZENDO COM QUE ESSES, POSSAM NÃO TÃO SOMENTE COMPREENDER MATEMÁTICA, MAS, FAZÊ-LA. A MATEMÁTICA ? UMA CIÊNCIA DE GRANDE VALOR, E POR ISSO, PRECISA SER EXPLORADA ADEQUADAMENTE PARA QUE SEU CONHECIMENTO SEJA ACESS?VEL A TODOS. POR ISSO, ? PRECISO IR ALÉM E ARCAR COM CONTRIBUIÇÕES VI?VEIS PARA O ADEQUADO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. TRABALHAMOS EM SALA, APLICANDO QUESTÕES QUE TRAZEM TODA UMA INFORMAÇÃO, ALI?S, INFORMAÇÕES IMPORTANTES E OBSERVAMOS COMO OS ALUNOS REAGIRAM DIANTE DESSE MÉTODO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO TODO O PERCURSO QUE ESSE ALUNO FEZ EM BUSCA DAS SOLUÇÕES, TRABALHANDO COM ESSES RESULTADOS, VISANDO PREENCHER AS DÍVIDAS QUE SURGIRAM NESSE CAMINHO. ATRAVÉS DA NOSSA PESQUISA, PERCEBEMOS QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS, AINDA NÃO SABEM LIDAR COM ESSE MODELO DE ENSINO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE FALA EM INTERPRETAR QUESTÕES E QUE PRECISAMOS MUDAR ESSE ATUAL QUADRO, FAZENDO COM QUE VEJAM A MATEMÁTICA COM OUTROS OLHOS. FICOU VISÍVEL, O QUANTO OS ALUNOS PRECISAM SER EXPLORADOS NESSA ÁREA, POIS, TRABALHAR?O QUESTÕES DE CUNHO INFORMATIVO, EM EXAMES, A EXEMPLO DO ENEM, VESTIBULARES E ETC.